one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Médicos fazem transplante ósseo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)

Imagem:

Compartilhar:

Defensoria Pública move ação para retomada de transplantes em hospital federal no Rio

Criado em 20/03/13 19h29 e atualizado em 20/03/13 21h25
Por Vladimir Platonow Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Médicos fazem transplante ósseo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
(Ministério da Saúde/Creative Commons)

Rio de Janeiro – A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou na Justiça Federal com ação civil pública contra a União cobrando a retomada do serviço de transplantes renais e hepáticos do Hospital Federal de Bonsucesso.“Entramos com a ação civil pública contra a União para que ela seja obrigada a recompor sua equipe de cirurgiões no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 100 mil”, disse o defensor público Daniel Macedo.

Desde dezembro, o hospital deixou de prestar o atendimento por causa da saída de profissionais. A unidade responde por 70% dos transplantes renais do estado e é a única da rede pública a fazer esse tipo de cirurgia em crianças e adultos.

“É a situação mais grave que eu vi na saúde, porque são evidências de que crianças estão falecendo por conta desse sucateamento do Hospital Federal de Bonsucesso. O hospital fazia uma média [anual] de 150 cirurgias de transplantes renais e hepáticos, de 1999 para cá, e de uma hora para outra parou de fazer essas cirurgias. Têm crianças morrendo e outras que poderão falecer, se nada for feito.”

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze, responsabilizou o hospital pela falta de cirurgiões, pois foram concedidas licenças para diversos profissionais se afastarem, o que prejudicou o serviço. “A DPU recebeu nossa denúncia e esperamos que a Justiça conceda liminar no caso da emergência. A situação no Hospital Federal de Bonsucesso é muito grave e lamentavelmente temos que recorrer ao Poder Judiciário para resolver os problemas que hoje afetam diretamente o atendimento da população.”

Procurado pela Agência Brasil, o hospital não se manifestou sobre o assunto até a publicação da matéria. No último dia 18, o Ministério da Saúde informou que começou o processo para a contratação de equipes médicas para o hospital nas especialidades cirúrgicas vascular, urologia e anestesiologia. De acordo com nota do ministério, as equipes vão retomar os serviços de transplante renal nos próximos 15 dias.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que está "viabilizando a retomada das equipes transplantadoras do Hospital Federal de Bonsucesso" e "efetuando a abertura de novos serviços aos pacientes que necessitam de transplantes no Rio de Janeiro". A pasta informou ainda que o Hospital São Francisco de Assis foi vistoriado e está habilitado, a partir de amanhã (21), para fazer transplantes renais e hepáticos. O serviço será gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Conforme o ministério, a morte de duas crianças, de 11 anos e 3 anos, que aguardavam por um transplante, "não ocorreu por desassistência médica do Hospital Federal de Bonsucesso". O primeiro caso, segundo a pasta, ocorreu "por complicações respiratórias, após [a menina] ter sido atendida em um serviço de emergência em Macaé. Não foi por motivos renais" e o segundo devido infecção generalizada.

O ministério informou ainda que a diretoria do hospital abrirá sindicância para verificar "se houve negligência de comunicação entre funcionários do hospital e parentes da criança quanto à possível identificação de doador compatível" em relação ao primeiro caso.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário