one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para evitar transtornos, empregados de outros setores do departamento de imigração já foram informados que poderão exercer a função em caso de greve.

Imagem:

Compartilhar:

Imigração: cresce número de estrangeiros no Brasil; há menos brasileiros no exterior

Criado em 11/12/12 08h44 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Portal EBC

Passaportes
Segundo dados do Ministério da Justiça, em seis meses a imigração cresceu 50% no Brasil. (Bernardo Medeiros)

Movimentos de imigração para o Brasil se intensifiracaram em 2012, especialmente de haitianos, bolivianos, espanhóis, franceses e americanos. Segundo dados do Ministério da Justiça, em seis meses, a imigração cresceu 50%, em comparação com o total de entradas verificado no final do ano de 2010. Atualmente, o país conta com 1,5 milhão de imigrantes legalizados.

Entre os fatores para o aumento da presença de estrangeiros no país está a crise internacional que atingiu a zona do euro e levou imigrantes europeus para países da América Latina e Caribe. A conclusão está em um estudo da Organização Internacional de Migrações (OIM). 

Haiti

Atingido nos últimos anos por desastres naturais que agravaram problemas já crônicos do país, o Haiti viu milhares de cidadãos deixarem sua terra natal em busca de melhores condições no exterior. Muitos chegaram ao Brasil de maneira ilegal, por meio de coiotes, à procura de oportunidades e postos de trabalho. A chegada, no entanto, também se deu em condições difíceis. Muitos imigrantes acabaram submetidos a trabalho semi-escravo e ainda aguardam regularização de sua situação junto à Polícia Federal. Em janeiro, o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, pediu ajuda federal para atender os haitianos refugiados no município de Brasiléia.

Os estados do Amazonas e do Acre passarem a receber mais recursos para atender os imigrantes em situação de risco. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) autorizou o aumento no repasse que pode chegar a R$ 200 por pessoa.

Ouça a matéria sobre postura do governo brasileiro para evitar deportações em massa e legalizar imigrantes irregulares no país:


Mesmo com o crescimento da demanda, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afastou a possibilidade de o governo ampliar a quantidade de vistos para imigrantes haitianos. Patriota manteve a meta de 1.200 para todo o ano, afim de evitar, segundo o ministro, a ação do crime organizado.

Confira a galeria de imagens de haitianos em Brasileia:

 

Assista ao vídeo sobre o crescimento do número de imigrantes no Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Brasileiros no exterior

O número de brasileiros vivendo em outros países, por sua vez, também diminuiu, de 4 milhões, em 2004, para os atuais 2 milhões. Portugal ainda é um dos princiapis destinos dos brasileiros que tentam a sorte no exterior. Somente em 2011, o Censo constatou a presença de mais de 109 mil brasileiros em Portugal.

Morar em outro país pode influenciar até mesmo na saúde do imigrante. A adaptação à nova cultura requer cuidados. Confira neste vídeo exibido pela TV Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Leia também

Redação do Enem trata da imigração brasileira no século XXI

Saiba as condições dos imigrantes ilegais nas regiões fronteiriças brasileiras

Confira a corbertura completa sobre imigração no Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário