one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Violência contra a mulher

Imagem:

Compartilhar:

Cresce violência contra jovens, crianças, gays e mulheres

Criado em 11/12/12 19h14 e atualizado em 21/12/12 19h11
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Violência contra a mulher
Violência é maior contra populações vulneráveis (European Parliament/Pietro Naj-Oleari)

A violência contra populações vulneráveis, como crianças, adolescentes, jovens, gays, lésbicas e mulheres, no Brasil alcança níveis alarmantes. De acordo com o Mapa da Violência, estudo feito pelo sociólogo Julio Jacobo e editado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), são 44, 2 homicídios em cada grupo de 100 mil jovens de 15 a 19 anos. O estudo foi divulgado em julho deste ano. 

Em um ranking de 92 países , apenas El Salvador, Venezuela e Guatemala apresentam taxas de homicídio maiores que as do Brasil. E isso considerando que os três países têm economias menores que a brasileira, não dispõem de um sistema de proteção legalizado, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, nem programas sociais com o número de beneficiários como o Bolsa Família.

As taxas cresceram 346% entre 1980 e 2010, vitimando 176.044 crianças e adolescentes nos trinta anos entre 1981 e 2010. Só em 2010 foram 8.686 crianças assassinadas.

A cor dos homicídios

O Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil, divulgado em novembro, também destacou que as mortes por assassinato entre os jovens negros no país são, proporcionalmente, duas vezes e meia maior do que entre os jovens brancos. Em 2010, o índice de mortes violentas de jovens negros foi de 72 para cada 100 mil habitantes; enquanto entre os jovens brancos foi de 28,3 por 100 mil habitantes. A evolução do índice em oito anos também foi desfavorável para o jovem negro. Na comparação com os números de 2002, a taxa de homicídio de jovens brancos caiu (era 40,6 por 100 mil habitantes). Já entre os jovens negros o índice subiu (era 69,6 por 100 mil habitantes).

Mulheres vitimadas

O Mapa da Violência, atualizado em agosto deste ano, também revela que, de 1980 a 2010, foram assassinadas no país quase 91 mil mulheres, das quais  43,5 mil somente na última década. De 1996 a 2010 as taxas ficaram estabilizadas em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres.

Intolerância homoafetiva

A intolerância contra a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) cresceu em 2012. De janeiro a junho foram documentados o assassinato de 165 gays, travestis e lésbicas no Brasil. Um aumento de 28% em relação ao primeiro semestre do ano anterior. O estudante André Baliera, uma das vítimas das agressões a homossexuais, divulgou um vídeo afirmando: “a grande verdade é que ser gay nunca foi fácil”.

Leia também:

Ampliar rede de atendimento às vítimas de violência doméstica é o atual desafio, diz ministra

Comissão Interamericana de Direitos Humanos: discriminação contra mulher persiste

Disque 180 recebeu 47,5 mil denúncias de violência contra mulher no primeiro semestre

Denúncias de violência contra população LGBT crescem, mas vítimas têm medo

Marcha protesta contra assassinato de negros e defende cotas

Movimentos de mulheres querem mais recursos no Orçamento para enfrentar violência

Relatório de Direitos Humanos discute violência no Brasil

Caminhada na periferia de São Paulo pede fim da violência contra as mulheres

Passeata LGBT no Rio pede contra a violência e o preconceito sexual

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário