Compartilhar:
João Pessoa: Acompanhe a apuração dos votos do primeiro turno para prefeito
Criado em 02/10/16 15h49
e atualizado em 02/10/16 18h42
Por Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil
Edição:Armando Cardoso
Cerca de 144 milhões de eleitores irão às urnas hoje para eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de seus municípios. De acordo com a Justiça Eleitoral, 475.363 candidatos disputam os 5.568 cargos de prefeito e 57.931 cargos de vereador.
Resultado: Luciano Cartaxo é reeleito em João Pessoa
Para votar, o eleitor deve ir à sua seção eleitoral entre as 8h e as 17h, considerado o horário local de seu município. A votação será realizada 100% em urnas eletrônicas. O primeiro voto será para o cargo de vereador, identificado por cinco números. Em seguida, será para o cargo de prefeito, com dois números. O tempo médio de votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá ser de menos de um minuto.
A prefeitura de João Pessoa, capital da Paraíba, é disputada porquatro candidatos nestas eleições municipais. Desses, três participam de seu primeiro pleito. Os eleitores da Cidade das Acácias terão de escolher entre o atual prefeito Luciano Cartaxo (PSD), Cida Ramos (PSB), Professor Charliton (PT) e Victor Hugo (PSOL).
Jampa, como também é conhecida a cidade paraibana, tem 489.028 eleitores – 8.791 a mais que nas eleições municipais de 2012. A população entre 30 e 34 anos forma o grupo etário mais denso (16,1 mil), mas os idosos têm representação significativa: são 8,2 mil pessoas entre 60 e 64 aptas a votar nestas eleições. A capital foi considerada pela organização International Living uma das melhores cidades brasileiras para aproveitar a aposentadoria.
Luciano Cartaxo tenta a reeleição pelo PSD. Em 2012, ele assumiu o comando do Centro Administrativo Municipal pelo PT, partido do qual se desfiliou em 2015. Cartaxo é formado em Farmácia e já foi quatro vezes vereador em João Pessoa e, em seguida, deputado estadual da Paraíba. O candidato a vice na chapa é o deputado federal Manoel Júnior (PMDB), que foi vice-prefeito da capital entre 2005 e 2007.
Chapa pura
Maria Aparecida Ramos de Meneses, a Cida Ramos, é a candidata do PSB à Prefeitura de João Pessoa. Ela tem apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB, também ex-PT). Natural de Sapé, a 55 quilômetros da capital, ela teve poliomielite quando criança, o que afetou o movimento das pernas.
Formada em Serviço Social, Cida foi secretária de Desenvolvimento Humano do governo do estado. Seu vice é o deputado federal Wilson Filho (PTB), 27 anos, filho do ex-senador Wilson Santiago (PTB).
O PT vem com chapa pura, com Professor Charliton Machado. Ele leciona na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é presidente estadual do partido. O candidato é natural de Cuité, a 227 quilômetros da capital paraibana, e vive em João Pessoa há 20 anos. Seu vice é o empresário Nelson Lira.
Sindicato
O auditor fiscal Victor Hugo é o nome do PSOL para a prefeitura. Nascido em Manaus (AM), mudou para a cidade aos 19 anos para estudar. Teve atuação sindical no Sindicato dos Servidores Fiscais Tributários da Paraíba (Sindifisco PB), tendo sido presidente da entidade por dois mandatos seguidos.
O vice na chapa é Alécio Costa (PSOL), que foi candidato a vereador de João Pessoa em 2012 e a deputado estadual em 2010 também pelo PSOL.
Deixe seu comentário