one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ouça áudio em que Temer fala como se impeachment tivesse sido aprovado

Criado em 11/04/16 16h57 e atualizado em 11/04/16 18h51
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC

Em áudio divulgado na tarde de hoje (11), o vice-presidente Michel Temer discursa e fala como se Câmara já tivesse aprovado o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. No início da gravação, Temer afirma se dirigir ao povo brasileiro para falar sobre temas que devem ser "enfrentados" por ele. 

Temer diz que vazamento foi “equívoco”, e que não há novidade

 

O vice-presidente destaca que deve ter “muita cautela” porque há um mês se recolheu para não “aparentar" que estaria trabalhando para ocupar o lugar da presidenta Dilma. 

Depois das primeiras repercussões da mensagem nas redes sociais, a assessoria de imprensa do vice-presidente informou que o áudio foi enviado por engano a um grupo de deputados do partido. Segundo a assessoria, tratava-se de um treinamento de Temer, que deveria ter sido enviado apenas para uma pessoa, e não para diversos membros do PMDB, partido do qual é presidente nacional licenciado.

O comunicado, supostamente, estava preparado para divulgação logo após a aceitação do processo de impeachment da presidenta pelo plenário da Câmara. A votação dos deputados está prevista para o fim desta semana, e após isso os senadores devem apreciar a matéria, inicialmente acatando ou não a denúncia, depois julgando o mérito. Caso a primeira votação no Senado dê seguimento ao processo de impeachment, Dilma será afastada para que seja julgada em até 180 dias.

Diz Temer na gravação: “Agora, quando a Câmara dos Deputados decide por uma votação significativa declarar a autorização para a instauração do processo de impedimento da senhora presidente, muitos me procuraram para que eu desse uma palavra preliminar à nação brasileira. O que eu faço com muita modéstia e muita cautela. Com muita moderação, mas também em face da minha posição de vice-presidente e também de substituto constitucional da senhora presidente da República. E desde logo eu quero afirmar que temos um longo processo pela frente, passando ainda pelo Senado Federal. Então, todas as minhas palavras levarão em conta apenas a decisão da Câmara dos Deputados, portanto minhas palavras são provisórias”.

Ouça a íntegra do áudio vazado abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Em vazamento de áudio, Temer fala como se Câmara já tivesse aprovado o impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

Temer diz que foi procurado por "aflitos" com a situação do país

“Agora, quando a Câmara dos Deputados decide por uma votação significativa. Declarar a autorização para a instauração de processo de impedimento contra a senhora presidente, muitos me procuraram para que desse, pelo menos, uma palavra preliminar à nação brasileira, o que faço com muita modéstia, muita cautela e muita moderação, mas também em face da minha condição de vice e naturalmente substituto constitucional da senhora presidente da República”, afirma Temer no áudio.

Processo no Senado Federal

Temer afirma que o processo ainda será "longo", pois ainda vai passar pelo Senado Federal e que suas palavras são "provisórias", porque é preciso aguardar a decisão soberana dos senadores. O vice afirma que não deseja "avançar o sinal" e que "aguarda respeitosamente" a decisão do Senado. Complementa, no entanto, dizendo ser “evidente” que ele precisa estar preparado para enfrentar os “graves problemas que hoje afligem nosso país”.

A missão é a "pacificação do país", diz Temer

O vice afirma que tem feito pronunciamentos referentes à "pacificação" e "unificação do país":

"Porque é chocante – para não dizer tristíssimo – verificar brasileiros controvertendo entre si, disputando ideias e espaços, até aí tudo bem. E quando parte para uma coisa quase física, isto não pode acontecer no nosso país”, afirmou.

Crise econômica

No comunicado, ele defende apoio à iniciativa privada como forma de gerar investimentos e confiança no Brasil. O vice-presidente diz ainda que vai incentivar as parcerias público-privadas com o objetivo de gerar emprego, pois, segundo ele, o Estado “não pode tudo fazer”. Deve, portanto, concentrar esforços na segurança, saúde e educação, e “o mais tem que ser entregue à iniciativa privada”. Ele diz também que é “falso e mentiroso” o rumor de que vai acabar com programas sociais, e afirma que, enquanto persistir a necessidade de um eventual governo Temer, vai manter o Bolsa Família, Pronatec, Fies e Prouni.

“Precisamos restabelecer a crença no Estado brasileiro, nas potencialidades do Estado brasileiro. Devo dizer aos que me ouvem que fiz muitas viagens internacionais no primeiro mandato e verifiquei o quanto os outros países que têm muito dinheiro em suas mãos querem aplicar no Brasil. Ou seja, querem acreditar no Brasil”, disse o vice na gravação.

 

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário