one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Itamar, Jango, Sarney: relembre o papel dos vice-presidentes em crises políticas

Criado em 29/03/16 20h21 e atualizado em 30/03/16 12h04
Por Leandro Melito Edição:Líria Jade Fonte:Portal EBC

Brasília - Com o anúncio da saída do PMDB do governo federal, após convenção do partido realizada nesta terça-feira (29), a legenda do vice-presidente Michel Temer deixou a base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff. Isso acontece ao mesmo tempo em que o vice permanece como sucessor natural, caso o impeachment aconteça por meio de decisão do Congresso Nacional prevista ainda para este ano.

Eduardo Cunha e Michel Temer em convenção do PMDB
Creative Commons - CC BY 3.0 - Eduardo Cunha e Michel Temer em convenção do PMDB

Valter Campanato/ABr

No sistema presidencialista, o vice assume papel determinante em meio às crises políticas. Em 1954, o vice-presidente Café Filho abandonou Getúlio Vargas durante a crise que resultou no suicídio do então presidente. Café assumiu o governo e permaneceu no poder até novembro de 1955. Em 1961, uma nova crise foi gerada com a renúncia de Jânio Quadros: João Goulart assumiu o governo e permaneceu no poder até ser derrubado por um Golpe de Estado em 1964.

Nos dois casos, o vice-presidente em questão tinha posições políticas diferentes do presidente. Na época, as eleições eram separadas: a população escolhia o presidente e também o vice. "O vice era eleito com chapa avulsa, independente do presidente. Sua representatividade, [ou seja], a soberania popular tal como ela está investida no cargo de um ex-presidente, era muito maior do que é hoje", aponta José Otavio Guimarães, professor de História da Universidade de Brasília (UnB).

Com o modelo de chapa única do presidencialismo atual, é necessária uma composição entre os partidos antes das eleições. No final de 2015, Temer já demonstrou sinais de um possível rompimento com o governo por meio de uma carta endereçada a Dilma, dizendo que se sentia um "vice-decorativo". "De alguma forma o PMDB começou a manifestar divergências mais gritantes com relação ao governo do PT a partir do momento em que ele viu que o governo estava frágil e via a possibilidade de eles [PMDB] assumirem o poder", considera Otávio.

O professor avalia que, caso o impeachment se concretize, os partidos que assumirem o papel de oposição irão vincular Michel Temer ao ao governo Dilma Rousseff, no qual ele é vice há seis anos. "É difícil ele se desamarrar, seria mais fácil naquela época. O Jango poderia dizer que não se elegeu com os mesmos votos do Jânio, era uma representatividade que estava descolada. Os votos que elegeram a Dilma elegeram Michel Temer, é muito mais difícil do ponto de vista da justificativa de representatividade ele se descolar do governo Dilma".

Antes de ser vice de Jânio, João Goulart também tinha sido vice-presidente de Juscelino Kubitschek (PSD) que assumiu após o suicídio de Getúlio. Em meio a ameaças de golpe, naquele momento, Jango teve um papel de estabilizar o governo como vice-presidente, na opinião do professor. "O vice-presidente esteve ali numa condição de sustentação daquele governo e de governabilidade".

Caso Temer assuma a presidência, será a segunda vez que um político do PMDB chega ao poder sem ter encabeçado a chapa presidencial. Conheça o papel do vice-presidente em outros momentos de crises políticas no Brasil.  

1954: Café Filho assume a presidência após o suicídio de Getúlio Vargas

Getúlio Vargas
Creative Commons - CC BY 3.0 - Getúlio Vargas

 

Nas eleições diretas de 1950, o então governador de São Paulo, Ademar de Barros, fundador do Partido Social Progressista (PSP), impôs o nome de Café Filho para a vice-presidência como condição de apoio à candidatura de Getúlio Vargas pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) à Presidência da República. Getúlio não concordou com o nome, mas não viu alternativas por precisar de apoio. Café Filho tinha manifestado historicamente posições contrárias a Getúlio e era considerado "esquerdista" pela igreja e pelos militares.

Em meio à crise política gerada pelo crime da Rua Tonelero, o vice-presidente sugeriu a Getúlio a renúncia de ambos, para que fosse montado um governo interino de coalizão. Com a negativa de Getúlio, Café Filho rompe publicamente com o governo e assume o cargo após o suicídio do presidente. Ele fica no cargo até novembro de 1955, quando é afastado por motivos de saúde.

1961: Jango assume a presidência após a renúncia de Jânio

Jango
Creative Commons - CC BY 3.0 - Jango

 

Com a renúncia de Jânio Quadros em agosto de 1961, oito meses após assumir a presidência da República, João Goulart, que estava em viagem à China como vice-presidente, seria o sucessor. Apesar de ser impedido de assumir o governo pelos militares, Jango toma posse com apoio de Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul. Brizola lança a campanha da "Legalidade", defendendo o direito da posse do vice-presidente por meio de uma cadeia de rádios e com as forças armadas de seu Estado. Jango acaba assumindo a presidência em um regime parlamentarista após acordo realizado com a oposição. Somente em 1963, após plebiscito, ele passaria a governar no regime presidencialista.

1985: Tancredo Neves morre e Sarney assume a presidência

Tancredo Neves
Creative Commons - CC BY 3.0 

 

Na primeira eleição de um presidente civil após o período militar, o mineiro Tancredo Neves (MDB) foi o escolhido por votação indireta, tendo como vice na chapa José Sarney, então do Partido Frente Liberal (PFL). A legenda foi criada por meio da Aliança Democrática, uma reunião de vários partidos que se juntaram para eleger Tancredo.

Com a internação de Tancredo Neves na véspera da posse, Sarney assumiu o governo interinamente. Ele se tornou presidente definitivo em 21 de abril de 1985, com a morte de Tancredo. Sarney governa até 1989, quando acontecem as primeiras eleições diretas após o período ditatorial, em que venceu Fernando Collor de Melo.

1992: Itamar se torna presidente após impeachment de Collor 

Collor e Itamar Franco
Creative Commons - CC BY 3.0 - Collor e Itamar Franco

U. Dettimar

Em meio a uma crise política por denúncias de corrupção, o presidente Fernando Collor foi afastado da Presidência da República no dia 2 de outubro de 1992, após a instauração da comissão de impeachment no Senado. O vice-presidente Itamar Franco assumiu provisoriamente e começou a escolher sua equipe ministerial, enquanto corria o processo de impedimento no Congresso.

No dia 29 de dezembro de 1992, no dia em que o Senado votaria o processo de impedimento, Collor renuncia para evitar a cassação e Itamar Franco passa a exercer efetivamente o papel de presidente do país até as próximas eleições.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário