one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Relembre fatos políticos do dia em que abertura de impeachment foi anunciada

Criado em 02/12/15 19h25 e atualizado em 04/12/15 18h11
Por Líria Jade* Fonte:Portal EBC

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou há pouco que aceitou pedido de abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na própria Câmara.

Eduardo Cunha anuncia autorização do processo de impeachment de Dilma Rousseff
Cunha aceitou o requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal, que inclui as chamadas “pedaladas fiscais” do governo em 2015

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Este é o 28º pedido de impeachment da presidente apresentado à Câmara este ano. Ele aceitou o pedido protocolado pelos advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaína Paschoal.

São necessários os votos de 2/3 dos deputados em Plenário para autorizar o processo de impeachment, que então seguirá para o Senado.

A decisão ocorreu no mesmo dia em que a bancada do PT na Câmara anunciou que vai votar pela continuidade do processo de cassação de Cunha no Conselho de Ética. Ao longo do dia, Cunha passou a consultar aliados sobre a possibilidade de abrir o processo de impeachment da presidente da República. Acompanhe o que aconteceu hoje no Congresso Nacional:

Processo contra Cunha é adiado pela quarta vez e fica marcado para dia 8

O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), adiou, pela quarta vez, a votação do parecer preliminar do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), relator da representação contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Os 21 deputados que integram o Conselho de Ética da Câmara tinham um acordo para apreciar o parecer hoje, depois que a tentativa feita na terça-feira (1º) acabou frustrada. Os parlamentares discutiram, por quase seis horas, sobre ritos e processos do colegiado, fazendo com que a reunião se arrastasse por mais tempo. A sessão do Congresso, que estava marcada para as 19h, para deliberar sobre vetos, foi aberta, suspendendo as atividades do Conselho.

Reunião do Conselho de Ética para votar parecer contra Cunha
O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA, ao fundo), adiou, pela quarta vez, a votação do parecer preliminar do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), relator da representação contra Eduardo Cunha

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

PT decide votar contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética

Após uma longa reunião, a bancada do PT decidiu votar favoravelmente ao parecer do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), que pede a continuidade do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro parlamentar.

Com a decisão da bancada, os três deputados petistas que integram o colegiado – Zé Geraldo (PA), Leo de Brito (AC ) e Valmir Prascidelli (SP) – votarão com o relator. Os três votos são considerados decisivos para definição do processo contra Cunha no conselho.

Deputados petistas no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados
Por decisão da bancada, os deputados petistas Leo de Brito, Valmir Prascidelli e José Geraldo votarão contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Congresso aprova projeto que muda meta fiscal de 2015

O projeto de lei que muda a meta fiscal de 2015 foi aprovado nesta quarta-feira (2) no Congresso Nacional. O projeto altera a meta fiscal de 2015 de R$ 66,3 bilhões de superávit para R$ 119 bilhões de déficit e é considerado fundamental pelo governo para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. A sessão começou com obstrução da oposição. Dois requerimentos dos oposicionistas, um para inversão da pauta e outro para inversão de preferência, foram rejeitados pelo plenário.

Sessão do Congresso Nacional aprova mudança na meta fiscal de 2015
De acordo com o governo, a revisão da meta fiscal foi necessária diante da piora do cenário fiscal, com queda acentuada da arrecadação e impossibilidade para cortar despesas

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário