one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rebaixamento do grau de investimento do Brasil divide lideranças na Câmara

Criado em 09/09/15 22h49 e atualizado em 10/09/15 12h29
Por Iolando Lourenço Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A redução da nota de crédito do Brasil de BBB- para BB+ anunciada hoje (9) pela agência de classificação de riscos Standard&Poor’s dividiu os líderes partidários na Câmara dos Deputados. A oposição responsabilizou o governo Dilma Rousseff pela queda no grau de investimentos externos no Brasil. Já o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que os investimentos externos no Brasil tiveram período promissor nos anos do governo da presidenta.

Grau de investimento: entenda o que significa o rebaixamento do Brasil 

“Exatamente nesses anos do governo Dilma é que os investimentos externos tiveram um período promissor. Mesmo com o rebaixamento, ainda é maior que no inicio do governo Lula e muito maior que no período de FHC, quando o Brasil não tinha a menor credibilidade no exterior”, acrescentou Guimarães. 

Segundo ele, é preciso encarar isso com a mais absoluta naturalidade. “Isso faz é aumentar nossa responsabilidade na busca da solução dessa travessia que estamos enfrentando.”

De acordo com o líder governista, o Brasil é governado com responsabilidade. “Estamos buscando equilibrar o Orçamento para dar a volta por cima”. “Temos de encarar isso com a maior tranquilidade. A pressa é para retomar o crescimento da economia brasileira”, afirmou Guimarães.

Para o líder, os investidores continuarão investindo aqui, “porque o Brasil é um país emergente, é uma economia global e vai continuar recebendo investimentos externos”.

Líder do PSDB, o deputado Carlos Sampaio (SP) disse que o rebaixamento da nota do Brasil “é uma tragédia anunciada”. “A presidenta Dilma simplesmente ignorou todos os alertas da oposição e de especialistas sobre o agravamento da crise. Posou de arrogante e preferiu buscar culpados, em vez de apresentar soluções. A perda do grau de investimento coroa o fracasso do governo, que não tem uma política econômica, não tem rumo e não tem mais jeito.”

Segundo Carlos Sampaio, a imagem do Brasil já está abalada pela repercussão do escândalo do “Petrolão”. “No momento em que o país enfrenta uma recessão sem precedentes, com o pior resultado na geração de empregos formais dos últimos 15 anos, a perda do selo de bom pagador é um banho de água fria nos investimentos, imprescindíveis para a retomada do crescimento.”

Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), o rebaixamento do grau de investimento do Brasil significará mais ônus para o povo, com maior recessão e mais desemprego. “A gente tem de caracterizar isso como uma sentença da ingovernabilidade e da incapacidade da presidenta Dilma de comandar os destinos do Brasil. É a decretação da ingovernabilidade absoluta".

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário