one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Oposição promete obstruir sessão do Congresso para votação de vetos

Criado em 03/03/15 18h29 e atualizado em 03/03/15 18h32
Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Os partidos de oposição na Câmara e no Senado vão obstruir a sessão do Congresso Nacional, marcada para a noite de hoje, a fim de apreciar vetos presidenciais a projetos de lei. Segundo o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), a obstrução é para pressionar pela votação do veto ao reajuste de 6,5% da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). 

“Vamos obstruir porque houve claramente manobra do governo para impedir a votação desta proposta”, disse Mendonça. Segundo ele, esse veto começa a trancar a pauta amanhã (4) e, por isso, o governo fez uma manobra para apreciar hoje os outros vetos e até mesmo tentar votar o Orçamento Geral da União deste ano. O líder disse que na semana passada foi anunciada sessão do Congresso para esta quarta-feira, o que obrigaria a votação do veto do IRPF, já que ele passa a trancar a pauta a partir de amanhã. 

“É injustificável que a presidenta Dilma, que assumiu o compromisso público que corrigiria a tabela do imposto, não tenha até agora assegurado a correção sequer de 4,5% e cria todos os obstáculos para a apreciação do veto que garante a correção em 6,5%”, disse o líder. Na pauta de hoje do Congresso constam a apreciação de projeto de resolução para mudar as regras de análises dos vetos, a apreciação de quatro vetos e também a votação da Lei Orçamentária Anual para este ano. 

Enquanto a oposição promete obstruir a sessão, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que a prioridade do governo hoje é apreciar os vetos e o Orçamento da União deste ano. “Temos de votar os vetos e o Orçamento, esta é a tarefa do Congresso”. 

De acordo com o líder governista, a pauta de votações de hoje da Câmara será “leve, sem matérias polêmicas”, já que à noite tem sessão do Congresso. “A prioridade hoje é a sessão do Congresso. É fundamental votar o Orçamento hoje à noite para o país ter tranquilidade e, a partir dai, começar a liberar os recursos para as grandes obras”, disse.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário