one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dilma empossa Mangabeira Unger e destaca planejamento de longo prazo

Criado em 05/02/15 13h16 e atualizado em 05/02/15 13h35
Por Yara Aquino Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

 

Presidenta Dilma Rousseff empossa o novo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Presidenta Dilma Rousseff empossa Mangabeira Unger e diz que políticas de longo prazo são a herança do governo para as próximas gerações (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Ao dar posse hoje (5) a Mangabeira Unger, na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento do país. A formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional é uma das atribuições da secretaria, que é vinculada à Presidência da República.

“Precisamos ligar as políticas de curto prazo a uma visão de longo prazo do país, mesmo que o governo tenha um término claro, que é dezembro de 2018. É necessário, quando se faz política pública, diuturnamente, que se conceba também as políticas que terão fôlego de longo prazo. Elas são a herança e o legado que se deixa para as próximas gerações”, disse Dilma.

A presidenta voltou a citar a educação como forma de impulsionar o desenvolvimento e destacou a importância da destinação dos recursos do pré-sal. "Acredito que fazer do Brasil uma pátria educadora é investir muito na qualidade da educação. É transformar o passaporte do pré-sal em qualidade educacional, mas também é fortalecer valores e direitos de cada cidadão", acrescentou.

Dilma lembrou das contribuições de Mangabeira no comando da SAE, entre elas a ideia de que o governo deveria apostar em aeroportos regionais. Mangabeira Unger retorna à pasta que comandou entre 2007 e 2009, durante o segundo mandato do presidente Lula.

Filósofo, tornou-se professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 1971. Seus trabalhos envolvem, principalmente, teoria social e filosofia, mas também se aproxima do direito e da economia.

Em 1991, foi professor de Barack Obama, atual presidente norte-americano. Sua atuação política desde o processo de abertura, instituído ainda no regime militar, resultou na participação no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007. Mangabeira deixou a pasta para voltar a Harvard.

Quem deixou o cargo foi Marcelo Neri, que foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e estava à frente da SAE desde março de 2013. Dilma informou que Neri construiu o conceito de nova classe média que, segundo ela, tornou-se “peça-chave” e “uma das melhores descrições do resultado sócio-econômico do processo em curso de crescimento com distribuição de renda".

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário