one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma Rousseff discursa na posse de 2011

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como será a posse da presidenta Dilma Rousseff

Criado em 31/12/14 14h30 e atualizado em 01/01/15 08h38

Neste 1º de janeiro de 2015, a presidenta reeleita Dilma Rousseff toma posse em Brasília para seguir à frente do Executivo brasileiro durante os próximos quatro anos. A cerimônia tem início previsto às 14h15 (horário de Brasília), e segue programação com percurso em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, passando pelo Congresso Nacional, onde Dilma e Michel Temer prestam o Compromisso Constitucional, até a chegada ao Palácio do Planalto, onde a presidenta fará discurso.

Acompanhe a cobertura da posse

 

1. Saída do Palácio da Alvorada

Escoltada por policiais e fuzineiros navais, Dilma Rousseff sai de sua residência oficial, no Palácio da Alvorada, e segue até a Catedral de Brasília, onde é feita a troca do carro oficial para o carro aberto.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958 e sua inauguração em 31 de maio de 1970.

Congresso Nacional
Congresso Nacional (Rodolfo Stuckert / Câmara dos Deputados)

2. Chegada ao Congresso Nacional

Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer, seguem em carro aberto até o Congresso Nacional, onde receberão honras militares e será executado o Hino Nacional. Após serem recebidos pelos Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, prestam o Compromisso Constitucional.

O Primeiro-Secretário da Mesa do Congresso faz a leitura do termo de posse e o presidente do Congresso Nacional os declaram empossados. No local, a presidenta faz o primeiro discurso como reeleita.

O prédio do Congresso Nacional foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 21 de abril de 1960. O monumento é composto pelo Senado Federal (cúpula convexa) e pela Câmara dos Deputados (cúpula côncava). Nesta sede foram elaboradas as Constituições de 1967 e 1988.

3. Palácio do Planalto

Dilma Rousseff e Michel Temer se dirigem ao Palácio do Planalto. A presidenta caminha até o Parlatório, onde fará novo discurso. No Salão Nobre, a nova equipe do governo é empossada e todos seguem para o Salão Oeste para a foto oficial.
 

Dilma Rousseff discursa na posse de 2011
Dilma Rousseff discursa na posse de 2011, quando assumiu a presidência pela primeira vez (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal e o local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil. Inaugurado em 1960, foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília. O projeto arquitetônico é marcado pelas linhas horizontais de Oscar Niemeyer, enquanto os jardins são da autoria de Burle Marx.

4. Palácio do Itamaraty

A presidenta Dilma Rousseff e o vice Michel Temer seguem para um coquetel no Palácio do Itamaraty, onde receberão as missões especiais estrangeiras e as altas autoridades da República.

O Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Também conhecido como Palácio dos Arcos, o edifício é uma das obras mais conhecidas de Niemeyer. O prédio é rodeado por um espelho d’água que serve de cenário para a famosa escultura "O Meteoro", de Bruno Giorgi.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário