one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que é a Política Nacional de Participação Social

Criado em 29/10/14 15h21 e atualizado em 30/10/14 13h04
Por Portal EBC

O decreto número 8.243, de maio de 2014, instituiu a Política Nacional de Participação Social - PNPS e o Sistema Nacional de Participação Social - SNPS. O texto estabelece objetivos e diretrizes relativos ao conjunto de mecanismos - tais como conselhos, conferências, ouvidorias, mesas de diálogo, consultas públicas, audiências públicas e ambientes virtuais de participação social - criados para compartilhar com a sociedade civil decisões sobre programas e políticas públicas. O objetivo, segundo o governo, é fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil. 

Nesta terça-feira (28), o decreto foi derrubado pela Câmara dos Deputados. A Casa aprovou o projeto (PDC 1491/14) que anula a determinação presidencial. Porém, o Senado ainda tem de avaliar o projeto de decreto legislativo para que a determinação do Planalto seja suspensa.

Atualmente já existem diversos conselhos. Enquanto alguns tem caráter consultivo, outros são normativos. O decreto não cria, nem extingue conselhos já existentes, porém define parâmetros para a eventual criação de novos. O que mudaria com o decreto é que os órgãos da administração pública federal teriam de considerar essas instâncias, e ouvi-las, na hora de formular, avaliar e monitorar suas políticas.

Relembre polêmica no Portal EBC:

Câmara derruba decreto presidencial sobre conselhos

"Derrota não nos abate", diz ministro sobre decreto de participação social

Decreto de Participação Social não cria nenhum conselho, diz Mercadante

O sistema de participação seria chefiado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, estando previstos um conselho permanente; comissões temáticas; conferências nacionais periódicas; uma ouvidoria pública federal; mesas de diálogo; fóruns interconselhos; audiências e consultas públicas; e ambiente virtual de participação social. A intenção é permitir que as entidades influenciem as políticas e os programas de governo e consolidar a participação como um método de governo.

Defensores do decreto apontam que ele apenas regulamenta a existência de instâncias de participação da sociedade civil nos órgãos da administração federal. Para esse grupo, decreto contribui para a ampliação da cidadania dos atores sociais,  reconhecendo, inclusive, novas formas de participação social em rede. Um movimento com abaixo-assinado foi criado em defesa da PNPS

Crítica ao projeto

A polêmica da PNPS está no fato de que, segundo o governo, como não cria receitas ou despesas, essa regulamentação não precisaria passar por validação do Congresso Nacional. Já parlamentares consideram que, por criar novos procedimentos, a PNPS precisa ser instituída por meio de lei aprovada nas casas legislativas. Críticos também questionam o fato de a participação social em uma democracia representativa se dar por meio de representantes eleitos pela população. Nesse sentido, entendem que o decreto sinalizaria uma "mudança" no sistema político, instituindo uma nova fonte de poder que seria a "participação direta". 

Críticos avaliam, ainda, que decreto impõe um modelo de consulta à população que é "definido" pelo Poder Executivo. Há ainda aqueles que destacam possível desrespeito à democracia representativa ao criar acesso diferenciado ao governo para integrantes de movimentos sociais. Parte da polêmica deve-se, também, à definição de "sociedade civil" apontada pelo decreto, a qual compreende "os movimentos sociais institucionalizados ou não institucionalizados", o que poderia vir a possibilitar ao governo tentar aparelhar politicamente entidades da administração pública. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário