one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Na véspera do segundo turno, candidatos de Porto Velho fazem carreata

Criado em 25/10/14 21h01 e atualizado em 05/01/15 09h07
Por Aline Moraes Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

banner_eleições

Automóveis com sol alto e apoiadores carregando bandeiras fizeram barulho durante o dia de hoje (25) nas ruas do centro de Porto Velho, capital de Rondônia. As carreatas dos dois candidatos ao governo do estado, Confúcio Moura (PMDB), que tenta a reeleição, e Expedito Júnior (PSDB) foram a única atividade de campanha até o final da tarde. Nas ruas, poucos cavaletes e faixas. Não havia ninguém distribuindo os chamados “santinhos”. A maior parte da propaganda ficou a cargo dos carros adesivados.

A preocupação com a sujeira deixada pela propaganda eleitoral no primeiro turno fez com que o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) definisse uma multa de R$ 100 mil ao candidato que resolva espalhar propaganda eleitoral irregular no domingo. A decisão foi tomada pelo juiz da propaganda do TRE, Herculano Martins Nacif, na última segunda-feira (20), a partir de um pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral. O objetivo é combater a prática da propaganda ilegal depois das 22h de hoje (25) e o crime de boca de urna.

“Antes, nós recolhíamos alguns santinhos, enviávamos para o Ministério Público e eles entravam com várias ações”, explica a coordenadora de segurança das eleições em Rondônia, Lia Maria Araújo Lopes. “Agora, nós já temos uma decisão”, destaca. Para ela, a definição prévia de uma sanção vai reforçar a fiscalização. O TRE recomenda aos eleitores que, se encontrarem situações irregulares depois das 22h de hoje, fotografem o material de propaganda e registrem o local onde eles foram espalhados. A denúncia pode ser feita pelo Disque 148 ou pelo Whatsapp, para o número (69) 9231-3664.

Para o pedreiro Fredeson Benigno, o clima na cidade está tranquilo. “Todo mundo na expectativa para o segundo turno”, disse ele destacando que já decidiu para quem vai votar. Há quem não veja opção em nenhum dos dois candidatos, como a vendedora Taiane dos Santos Souza. “A população está indecisa, creio que muita gente vai votar nulo.”

No primeiro turno, a disputa no estado foi apertada. Confúcio Moura teve 35,86% dos votos válidos e Expedito Júnior conseguiu 35,42%. Votos nulos e brancos somaram 9,29%. O eleitorado de Rondônia é de 1.126.502 de pessoas.

Editor Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário