one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Entenda o que é Marco Civil da Internet

Imagem:

Compartilhar:

Marco Civil é “referência mundial”, diz secretário do Ministério da Justiça

Criado em 23/04/14 18h22 e atualizado em 23/04/14 18h44
Por Marcelo Brandão Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, disse que o Marco Civil da Internet, sancionado hoje (23) pela presidenta Dilma Rousseff, tornou-se uma “referência mundial”.

Leia mais notícias:

Sanção do marco civil não encerra debate, dizem defensores do projeto

Entenda o Marco Civil da Internet ponto a ponto

FAQ Marco Civil: Confira seis perguntas e respostas sobre o futuro da internet no Brasil

“O Brasil é o primeiro país a disciplinar a internet com foco na liberdade de expressão. Hoje, passamos a ser referência mundial em regulamentação de internet. São inúmeras as autoridades internacionais curiosas para conhecer o modelo adotado”, disse Pereira.

O secretário participou do programa Brasil em Pauta, da TV NBR, respondendo a dúvidas sobre o tema. Ele enfatizou a importância da neutralidade da rede, que, de acordo com o governo, é um dos principais pontos da nova legislação. “A neutralidade garante que a empresa responsável pela conexão não diferencie o tráfego de velocidade entre um site e outro”, explicou.

Segundo Pereira, a medida evita que os provedores de internet direcionem o acesso do usuário, tornando-o mais rápido para a um site parceiro ou mais lento para outro. “O marco civil evita que o acesso da internet seja vinculado a questões políticas ou econômicas, talvez uma das maiores conquistas do projeto.”

De acordo com Pereira, a fiscalização do tráfego de dados será feita pelos órgãos reguladores – um decreto ainda será publicado regulamentando questões técnicas sobre tráfego de dados. “O vídeo, por exemplo, tem dois tipos de dados, de imagem e som. Para que ambos cheguem ao mesmo tempo, a imagem precisa de prioridade no tráfego por ser um arquivo mais pesado. Este é um exemplo de questões que justificariam a discriminação do tráfego de dados.”

O secretário esclareceu ainda que alguns dos principais pontos do marco civil, como a neutralidade da rede, o direito à proteção à privacidade e à intimidade, já estão em vigor. Além disso, os usuários de serviços de internet têm amparo no marco civil no que diz respeito a informações claras sobre o que estão contratando.

“Quando um cidadão assinar o termo de uso de um serviço, deve aparecer destacado o que será feito com seus dados. Além disso, todos os dados do usuário estarão protegidos pela lei brasileira. Os dados sobre o que o cidadão fez na rede, dentre outros, só poderão ser acessado após decisão judicial”, disse Pereira.

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário