one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma evento sanção estatuto da juventude

Imagem:

Compartilhar:

Presidenta Dilma volta a defender a reforma política

Criado em 05/08/13 17h41 e atualizado em 05/08/13 18h18
Por Luana Lourenço Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Dilma evento sanção estatuto da juventude
Dilma evento sanção estatuto da juventude (Roberto Stuckert Filho/PR)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff voltou a defender hoje (5) a realização de uma reforma política, durante cerimônia de sanção do Estatuto da Juventude. Em junho, após uma onda de manifestações pelo país, o governo sugeriu a realização de um plebiscito para orientar a reforma política, mas a ideia foi descartada pelo Congresso Nacional, responsável por levar a consulta adiante.

“A reforma diz respeito à melhoria e ao aperfeiçoamento do sistema político. Quando propus, propus uma reforma antecedida de um plebiscito. Considero que consultar o povo nunca é demais, consultar o povo é democrático e é necessário para que instituições tornem-se cada vez mais permeáveis as demandas da sociedade, das redes e das ruas; mais abertas, ao controle e, sobretudo, mais eficazes”, disse.

Leia também no Portal EBC:

Saiba o que é o Estatuto da Juventude

Conheça as propostas em discussão para a Reforma Política

Criado hoje, Participatório para jovens já está disponível na internet

Dilma disse que “sempre é tempo” para participação popular e democrática. “Sou da época em que se a gente se manifestasse, ia preso, ia para a cadeia. Hoje no Brasil é tão bom e é tão forte essa questão, é possível participar, é possível falar, é possível externar sua opinião. E só tem um jeito de avançar, de melhorar: mais democracia exige democracia, mais inclusão exige mais inclusão; melhoria de vida requer mais melhoria de vida. Por isso, sempre é tempo e sempre é hora”, acrescentou, em entrevista no fim da cerimônia.

A presidenta lembrou os pactos nacionais apresentados pelo governo, após as manifestações, e disse que as melhorias só serão possíveis com aperfeiçoamento do sistema político. “Fazer mais em nosso país passa necessariamente por construir e aprimorar nosso sistema político. Queremos que cada vez mais ele seja pautado por valores públicos, de ética, de transparência e que tenhamos o compromisso de assegurar que esse país, e todos os seus poderes sejam governados de forma absolutamente ética”.

Após sancionar a criação do Estatuto da Juventude, que tramitou no Congresso Nacional por quase dez anos, a presidenta Dilma disse que seu governo estará “cada vez mais conectado, não só com a voz das ruas, mas das redes também”. “Diante da juventude, não há o que fazer, tem que ficar digital”, brincou.

 

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário