one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estatuto da Juventude

Imagem:

Compartilhar:

Idade de protegidos pelo Estatuto da Juventude causa polêmica no Senado

Criado em 12/03/13 15h25 e atualizado em 12/03/13 15h49
Por Karine Melo Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Estatuto da Juventude poderá ser votado neste mês pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12) pelo relator da proposta na comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), durante audiência pública para discutir o projeto (PLC 98/2011).

A proposta, que estabelece diretrizes para uma política específica para os jovens, é considerada consensual na maioria dos pontos por diversos movimentos da juventude e órgãos do governo federal. Mesmo assim, Paulo Paim precisa buscar entendimento em alguns pontos. Entre as polêmicas está a faixa etária que a lei deve abranger. Pelo projeto que passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ela seria de 15 a 29 anos.

Para a secretária Nacional da Juventude da Presidência da República, Severine Macedo, o Estatuto da Juventude deveria beneficiar pessoas com idade entre 18 e 29 anos, tendo em vista que o Estatuto da Criança e do Adolescente define como adolescentes pessoas com até 18 anos.

“O entendimento da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional é que o Estatuto da Juventude é complementar e extensivo ao da Criança e do Adolescente e nunca em prejuízo. São jovens e adolescentes entre 15 e 18 anos, mas que, além da garantia de proteção integral, precisam de um conjunto de politicas para garantir sua autonomia, sua inclusão social”, justificou Severine.

Para a assessora da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Izabel da Silva, o choque da faixa etária com a definida legalmente como a dos adolescentes, que vai de 12 a 18 anos, pode trazer prejuízos. Um dos riscos, segundo ela, é que a inclusão de jovens de 15 a 18 anos no novo estatuto ofereça argumentos para os defensores da redução da maioridade penal, que hoje começa aos 18 anos. Há no Congresso várias propostas destinadas a reduzir o início da maioridade para 16 anos.

A expectativa dos movimentos da juventude é que o novo estatuto, que está em discussão no Congresso desde 2004, seja votado neste ano no plenário do Senado. Além da reserva de assentos no transporte interestadual, a proposta estabelece regras para acesso a espetáculos culturais, expedição da carteira de identificação estudantil, concessão de meia entrada. Depois de aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, o projeto precisa passar por outras três comissões antes de ser votado no plenário do Senado.

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário