one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A blogueira cubana Yoani Sánchez foi à Câmara dos Deputados para exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras

Imagem:

Compartilhar:

Yoani Sánchez critica Parlamento cubano em visita à Câmara dos Deputados

Criado em 20/02/13 18h59 e atualizado em 21/02/13 00h06
Por Leandro Melito - Portal EBC

Brasília - Em seu terceiro dia no Brasil a blogueira cubana Yoani Sánchez voltou a polarizar opiniões em sua visita à Câmara dos Deputados. A convite da bancada do PSDB, ela participou da exibição do documento "Conexão Cuba-Honduras". Diferente do que aconteceu no dia anterior em Feira de Santana (Bahia), a blogueira cubana conseguiu utilizar a tribuna do Plenário para expor sua visão sobre o regime cubano após a exibição de trechos do documentário em que ela é uma das entrevistadas. Yoani considerou em seu Twitter que a discussão sobre o país foi boa.

Depois de afirmar que há em Cuba "um monopólio informativo que está nas mãos do único partido permitido", Yoani afirmou que  Parlamento de seu país tem uma "triste história". "Nunca disse não a uma lei, nunca viu um debate como houve aqui, com diferentes opiniões, com diferentes propostas".

Assista ao vídeo com a fala da blogueira

Creative Commons - CC BY 3.0 -

As falas dos deputados que acompanharam Yoani foram em sua maioria contra regime dos irmãos Fidel e Raúl Castro. Uma delas era a do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que considera que as relações entre Brasil e Cuba contribuíram para a ditadura militar em nosso país. Em sua fala, Bolsonaro defendeu o golpe militar de 1964, que  classificou como uma "imposição popular".

Em depoimento ao Portal EBC enquanto aguardava a chegada de Yoani na chapelaria da Câmara, Bolsonaro explicou porque apóia a blogueira "Ela é um exemplo vivo do que vive Cuba, não queremos um regime assim", afirmou. Confira no vídeo abaixo a declaração de Bolsonaro.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Outro dos críticos ao regime, foi o líder dos Democratas na Câmara, o deputado Ronaldo Caiado (GO) que afirmou que a blogueira "vai ser guindada a assumir em pouco tempo o comando daquela ilha".

Uma das poucas vozes dissonantes, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que enviou carta ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora, acusado de distribuir um dossiê sobre a blogueira, para dizer que a visita de Yoani ao Brasil representa "um passo muito importante para que o presidente Barack Obama e o Congresso dos EUA terminem com o bloqueio imposto à Cuba.

A critica mais forte ao evento que levou Yoani à Câmara, partiu do deputado Glauber Barra (PSB - RJ), que recomendou à blogueira "conhecer a geografia política do país que visita" e citou a presença de apoiadores da ditadura militar e latifundiários entre os políticos presentes. Confira em vídeo a fala do deputado.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Após a recomendação, Glauber Barra fez  questionamentos à blogueira. Além da posição de Yoani sobre o bloquio econômico dos EUA, o deputado quis saber sua opinião sobre Guantánamo, presos cubanos e a forma como financia sua viagem. Confira as perguntas e respostas no vídeo abaixo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Do lado de fora

Impedidos de entrar no Plenário, os opositores à blogueira criticaram os organizadores de sua ida à Câmara e afirmara que Yoani "não representa os cubanos".

Confira em vídeo as manifestações contra Yoani Sánchez

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Já os apoiadores de Yoani posaram para fotos com o líder do Democratas, criticaram o regime cubano e defenderam liberdade de expressão para a blogueira.

Confira em vídeo as manifestações a favor da blogueira

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Na saída da Câmara dos Deputados, apoiadores e opositores de Yoani gritaram palavras de ordem uns de frente para outros. Assista o vídeo abaixo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário