one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasilia - Blogueira cubana, Yoani Sánchez chega a capital federal para participar de reunião no Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Yoani Sánchez defende fim do embargo dos Estados Unidos a Cuba

Criado em 20/02/13 20h35 e atualizado em 21/02/13 10h01
Por Ivan Richard Edição:Lana Cristina Fonte:Agência Brasil

Yoani Sánchez
Blogueira cubana, Yoani Sánchez chega a capital federal para participar de reunião no Congresso Nacional (Marcello Casal Jr / ABr)

Brasília - A blogueira e jornalista cubana Yoani Sánchez defendeu hoje (20), na Câmara dos Deputados, o fim do embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba e a liberdade de expressão. Convidada por deputados de oposição para acompanhar a exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta baiano Dado Galvão, a blogueira ainda criticou a manutenção, pelos Estados Unidos, da prisão de Guantánamo, em Cuba.

“Há cinco anos quando abri na internet o [blog] Geração Y não pensei que minha vida fosse mudar tanto. Em Cuba, vivemos uma grande censura, um monopólio informativo, com um único partido que não permite a ascensão de outras forças politicas. Essa é a principal mensagem: Cuba não é um partido, só um homem. É plural, diversa”, disse Yoani Sánchez.

Perguntada pelo deputado Glauber Braga (PSB-RJ) sobre o embargo econômico imposto a Cuba há mais de 50 anos, Yoani respondeu que ele deveria “terminar já”. “Essa não é minha posição de hoje, mas de sempre”.

Sobre a prisão de Guantánamo, a blogueira disse que não pode concordar com ilegalidades em nenhum lugar do mundo. Durante a sessão para exibição do documentário, vários deputados de partidos de oposição elogiaram a postura da blogueira e criticaram os atos contra a presença dela no Brasil.

Ao final da reunião, houve confusão entre deputados, do DEM e do PSDB, e manifestantes contrários à presença de Yoani no Brasil. “Ele me empurrou. Estamos nesta Casa, no Legislativo, defendendo o direito de que uma estrangeira possa defender a liberdade em seu país. Lamentavelmente, eles vieram me agredir”, disse o deputado Mendonça Filho (DEM-PR) sobre os manifestantes.

O parlamentar chegou a arrancar das mãos de Wesley Cassador Soares, coordenador nacional da Associação Médica Doutora Maíra Fachini, um papel contendo críticas à cubana. O manifestante se defendeu: “eles vieram ofensivamente, metendo a mão nos panfletos, nas bandeiras e estavam extremamente agressivos. Eles não respeitaram a liberdade de expressão”, disse. Depois da reunião na Câmara, Yoani Sánchez concedeu entrevista à TV Senado, acompanhada do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Agora à noite, foi colocado em votação requerimento do deputado Mendonça Filho pedindo ao Ministério da Justiça garantia de segurança à cubana na visita ao Brasil. Não houve quórum para deliberação sobre o requerimento em função de alguns partidos terem orientado suas bancadas a obstruírem a votação. Eram necessários 257 votantes e 237 votaram.

Edição: Lana Cristina

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário