one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma Rousseff

Imagem:

Compartilhar:

Dilma participa da Cúpula da União Europeia e do Brasil

Criado em 24/01/13 05h46 e atualizado em 24/01/13 07h57
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Dilma
Dilma participa da Cúpula da União Europeia e do Brasil. (Foto: Antonio Cruz/Abr)

Brasília – Pela sexta vez, as autoridades do Brasil e da União Europeia se reúnem hoje (24) para a discussão de temas específicos envolvendo as duas regiões. O encontro ocorrerá em duas etapas: na primeira, a presidenta Dilma Rousseff conversa com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o presidente do Conselho Europeu (órgão político do bloco), Herman Van Rompuy. Na segunda, os três se reúnem com os ministros brasileiros e as autoridades europeias.

As reuniões começam às 10h no Palácio do Planalto. Mais tarde, será oferecido um almoço, mas haverá um intervalo para a declaração à imprensa às 12h30. O lançamento da parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil ocorreu em julho de 2007 em Lisboa, Portugal.

LEIA TAMBÉM:

Cúpula da União Europeia-Brasil: crise internacional e segurança no Oriente Médio e na África são prioridades

Brasil e União Europeia estarão mais empenhados em 'acordos reais', diz analista

Estarão em discussão temas como a crise financeira internacional, o G20 (grupo das 20 maiores economias no mundo) e questões de segurança internacional no Oriente Médio e na África – que enfrentam crises específicas, como no Mali (África) e na Síria (África). As reuniões vão se subdividir em assuntos multilaterais, regionais e específicos.

A presidenta deve aproveitar a ocasião para defender a ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Para o Brasil, é fundamental aumentar o número de assentos – atualmente são 15, dez rotativos e cinco fixos. O pleito brasileiro conta com o apoio da França e do Reino Unido.

Dilma deve mencionar a necessidade de estimular as ações baseadas no desenvolvimento sustentável e na inclusão social. Também vão ser tratados acordos de cooperação em ciência, tecnologia e inovação e em educação relativos ao programa Ciência sem Fronteiras

No fim desta semana, haverá a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos, Caribe e União Europeia em Santiago, no Chile. A expectiva é que nessa reunião sejam tratados alguns temas que ainda enfrentam entraves nas relações entre os blocos, como o comércio de produtos agrícolas.

* Colaborou Luciene Cruz

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário