one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Acompanhe os destaques do 2º dia do Fórum Mundial da Água

Criado em 20/03/18 09h22 e atualizado em 22/03/18 12h14
Por Agência Brasil, Rádios EBC e TV Brasil Edição:Líria Jade e Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

O segundo dia de debates do Fórum Mundial da Água, em Brasília, realizará, às 20h, o Lançamento do livro Produtor de Água no Pipiripau. 

Dois últimos grandes desastres ambientais brasileiros foram lembrados em cinco painéis realizados nesta segunda-feira (19), primeiro dia de debates do Fórum Mundial da Água, em Brasília: o da barragem de Mariana (MG), em 2015, e o de Barcarena (PA), no início de março de 2018. 

Esta é a oitava edição do Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos em um país diferente. A primeira ocorreu em 1997, em Marrakesh, no Marrocos, e a última em 2015, em Daegu, na Coreia do Sul. O evento, que é o maior do mundo para debates relativos à água, segue até sexta-feira (23) no Brasil. O encontro deste ano traz o tema "Compartilhando Água". 

Vila Cidadã

Instalada na área externa do Estádio Mané Garrincha, a Vila Cidadã oferece atividades interativas e sensoriais para quem for ao 8º Fórum Mundial da Água. A entrada é gratuita. O visitante pode se cadastrar no local ou pelo site do evento. A Vila funcionará até o dia 23 de março, das 9h às 21h.

Diversas escolas públicas do Distrito Federal têm levado seus estudantes para conhecer o espaço e participar das atividades. Assista à reportagem do Repórter DF, da TV Brasil.

Parlamentares no Fórum

Parlamentares de mais de 100 países apresentam declaração que deve reforçar a importância de compartilhar inovações, experiências, políticas públicas, marcos legais e boas práticas desenvolvidas em cada país participante para assegurar eficiência na utilização da água. Entre outras iniciativas com as quais os parlamentares devem se comprometer está a segurança hídrica na alocação de recursos orçamentários e não orçamentários, nacionais e internacionais destinada a países com dificuldade no acesso à água e saneamento.

Produção agrícola

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse que 90% da produção agrícola no país utilizam água das chuvas. Segundo ele, apenas 10% do setor utilizam água captada por sistemas de irrigação.

Fórum discute uso da água na produção agrícola
Creative Commons - CC BY 3.0 - Fórum discute uso da água na produção agrícola. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Saneamento básico

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), propôs o fim da tributação dos investimentos em saneamento. “Precisamos de recursos para investir em saneamento básico, para ter água tratada, esgoto sanitário. Então minha proposta era que não houvesse tributação sobre saneamento básico”, disse. Alckmin propôs o fim da tributação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre investimentos em saneamento.

Ministério Público pelo meio ambiente

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, anunciou hoje no Fórum a proposta de criação de um instituto global do Ministério Público em prol do meio ambiente. De acordo com a procuradora, o objetivo do instituto será estabelecer bases de proteção da água. Na avaliação de Dodge, é preciso deixar claro que direitos, como o acesso à água, não podem ser violados. O documento teve adesão de procuradores de Portugal,  França, Costa Rica, Honduras, Moçambique e República Dominicana. Leia a notícia completa na Agência Brasil.

Mais cedo, uma mesa debateu a dificuldade que os juízes têm de conciliar a aplicação de leis com a complexidade de decidir quem tem mais direito sobre a água em uma disputal judicial: “Cada vez vemos mais leis da água que estão fortemente subsidiadas pelos avanços científicos, no entendimento dos fenômenos naturais, que envolve o complexo meio ambiente onde a água está inserida”, disse o presidente executivo da Associação Internacional para Direito da Água (Aida), Stefano Burchi, durante a conferência de juízes e promotores no 8º Fórum Mundial da Água.

Tags:  FMA2018, água
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário