one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Recuperação de rios do Pantanal podem gerar emprego e renda

Criado em 14/10/15 16h02 e atualizado em 14/10/15 16h14
Por Revista Brasil- Rádio Nacional de Brasília Fonte:EBC Rádios

Um estudo encomendado pelo WWF-Brasil e executado pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) revela que na recuperação de rios serão necessárias 11 milhões de mudas de árvores e que além dos benefícios ambientais, a restauração de rios e nascentes é um bom negócio, pois gera emprego e renda para empresas e comunidades locais.
 
Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o coordenador do programa Água para Vida da WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas. Ele diz que historicamente as pessoas pensam que, derrubar uma floresta para plantar ou construir casas e bairros, vai gerar lucro e que a árvore em pé é um impedimento. No entanto defende que "hoje, estamos vendo e comprovando que manter e recuperar a floresta em pé tem sido um bom negócio e gera emprego. Essa é a mudança de cultura que queremos ver em nosso país. Através desse estudo que foi feito, dos projetos que se têm desenvolvido, nós estamos demostrando isso, pouco a pouco pra a sociedade”.

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player abaixo:

Recuperação de rios do Pantanal podem gerar emprego e renda

O coordenador explica que o estudo revela que em uma área com 25 municípios de Mato Grosso em que estão presentes os rios Jaurú, Cabaçal, Sepotuba e Paraguai são necessárias 11 milhões de mudas de árvores de espécies nativas para recuperar a mata ciliar dos rios e de mais 50 nascentes. A área totaliza 23 mil hectares, e fazer a restauração florestal tem o potencial de gerar 600 empregos.
 
Glauco Kimura de Freitas chama atenção para os instrumentos de pagamentos por serviços ambientais, que é outra forma de incentivo econômico que se pode ter com o reflorestamento de matas e de nascentes: "o produtor recupera a nascente repondo a floresta, criando um cinturão de proteção e passa a receber recursos financeiros, aumentando a renda e fortalecendo a economia verde", esclarece.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário