one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Geleiras

Imagem:

Compartilhar:

Dia Mundial do Meio Ambiente tem mudança do clima como foco

Criado em 30/05/14 16h45 e atualizado em 06/06/14 15h39
Por Portal EBC

Brasília -  Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano terá o foco voltado para a mudança climática, com o tema  “Aumente sua voz, não o nível do mar”, com base na designação da Organização das Nações Unidas de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia), cujo tema central foi o Ambiente Humano.

Nacional da Amazônia veicula spots pelo Dia do Meio Ambiente

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Reaproveitar cascas de frutas pode ajudar na preservação ambiental

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Saiba como mudar hábitos para preservar o meio ambiente

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A sede das celebrações globais da data neste ano será a ilha caribenha de Barbados, por conta do investimento em projetos contra a mudança do clima. Barbados incluiu a Economia Verde dentre os seis objetivos concretos de seu Plano Estratégico Nacional (2006-2025) e se comprometeu a aumentar sua quota de energia renovável para 29% de todo o consumo de energia da ilha até 2029. Isso cortaria cerca de 283.5 milhões de dólares do custo total de eletricidade e reduziria as emissões de CO2 em 4.5 milhões de toneladas, de acordo com o governo. O setor turístico de Barbados, que contribui com mais de 15% do PIB do país, e sua indústria de açúcar, que contribui com aproximadamente 2%, serão severamente afetados pela mudança do clima.

Mudanças Climáticas

Segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o nível dos mares aumentou de 10 a 25 centímetros nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global, sendo o dióxido de carbono - principal gás causador do efeito estufa -  responsável por 85% do aumento da temperatura da Terra nos últimos 10 anos.

Sistema cantareira

Um caso  de mudança climática que afeta diretamente a população tem se verificado no estado de São Paulo, onde o Sistema Cantareira, reponsável pelo abastecimento de água para cerca de 9 milhões de cidadãos chegou ao nível de 9% após 4 anos com chuvas abaixo do previsto e teve de recorrer ao volume morto - água que fica debaixo da tubulação do reservatório - como estratégia de emergência para não interromper o abastecimento de água na região.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário