one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mudanças só me fizeram evoluir, diz Natália Falavigna

Imagem:

Compartilhar:

Mudanças só me fizeram evoluir, diz Natália Falavigna

Criado em 30/07/12 18h24 e atualizado em 30/07/12 20h17
Por EBC na Rede

Taekwondista Natália Falavigna durante treino
Natália Falavigna foi a primeira atleta do taekwondo a ganhar uma medalha olímpica: bronze em Pequim 2008 (Foto: Moreno Bastos / Especial para a EBC na Rede)

Confira aqui o quadro de medalhas completo

Com a calma que demonstrou para superar duas graves lesões no joelho, que a deixaram quase dois anos foram das lutas, Natália Falavigna diz que chega a Londres 2012 melhor do que quando desembarcou em Pequim, nos Jogos Olímpicos de 2008, onde conquistou o bronze.

“Muita coisa mudou. Mas eu chego contente com as mudanças, com o caminho que o ciclo olímpico tomou. Houve percalços, lesões no caminho. Mas estou contente com minha equipe de trabalho. Tive respaldo técnico e evolui bastante. Chegou hoje em 2012, melhor do estava em 2008. Amadureci com os problemas, com as mudanças e com os treinos”, conta Falavigna.

Aos 28 anos, a lutadora de taekwondo paranaense da categoria até 67kg, que se prepara para disputar sua terceira Olimpíada, acredita que os obstáculos enfrentados nos último ciclo olímpico foram importantes para a trilha percorrida até Londres.

Veja a entrevista que a atleta concedeu no Crystal Palace:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

“Eu trabalhei muito para ter a oportunidade de disputar os Jogos. Quando se tem uma lesão é necessário reestruturar a parte física e foi isso que fiz nesse tempo. Mas isso me faz aproveitar ainda mais o momento, aproveitar os treinos. Isso me deixa feliz.”

Além das dificuldades com seu joelho lesionado, Falavigna sofreu com a desconfiança e a insegurança do retorno às competições. Em seu primeiro teste após a recuperação, no Pan de Guadalajara, em outubro de 2011, a lutadora fracassou. Ainda sem ritmo, perdeu na estreia.

“Para mim não pesou essa derrota, porque era a primeira vez que eu lutava desde a lesão. Mas para outras pessoas falam. Dentro do taekwondo eram as que mais queriam que eu não voltasse. Então tinha que provar que podia, com minha vontade”, lembra a campeã mundial em Madri 2005, na categoria até 72kg.

A resposta veio um mês depois, na seletiva pan-americana. Em sua última chance por uma vaga em Londres, a lutadora venceu todos os seus combates para carimbar o passaporte a Londres.

Munida pelo auxílio de três treinadores, o norte-americano Robert Fausset e os irmãos brasileiros Reginaldo e Clayton dos Santos, Falavigna chega a capital inglesa focada na chance de retomar um posto entre as melhores em sua categoria e uma nova medalha. Para isso, vem realizando trabalhos focados em suas potenciais adversárias. Também está se adaptando aos novos formatos do esporte. Em Londres 2012 será a primeira vez em uma Olimpíada que o colete dos lutadores será eletrônico, para marcar a pontuação dos atletas. Antes, os pontos eram decididos pelos árbitros da luta.

"Tenho muitas novas respostas a golpes. Agora, com esse trabalho de base, eu gosto muito de criar. E eles (treinadores) me deram a oportunidade de aprender e criar novos golpes e será assim que eu vou tentar pontuar nas lutas.”

Nos Jogos de Londres, Natália Falavigna vai defender o Brasil juntamente com Diogo Silva, que retorna aos eventos, após ser quarto lugar em Atenas 2004. Silva luta na categoria até 68kg.

Assista ao treino da Natália Falavigna:
Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário