one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Agência Brasil

Compartilhar:

“É preciso tirar o Brasil do pântano”, diz Mujica

Criado em 21/12/15 17h09 e atualizado em 21/12/15 17h57
Por Leandro Melito / Entrevista de Marco Mari e Leo Rizzo Edição:Texto: Fernanda Duarte / Vídeo: Leo Rizzo

Em entrevista durante a abertura da Conferência Nacional da Juventude, realizada na última quarta-feira (16), em Brasília, o ex-presidente e atual senador do Uruguai, José Mujica, disse que o Brasil vive um “jogo irresponsável” que paralisa o país e defendeu que o papel dos brasileiros deve ser o de “tirar o país do pântano”.

“Há uma crise de confiança aqui, que está gerando uma crise econômica e a crise econômica aumenta a crise de confiança. Como brasileiro, a grande luta seria tirar o Brasil do pântano”, afirmou. 

Em seu discurso, na abertura oficial da Conferência, Mujica apontou que as classes dirigentes do país estão “brincando com fogo”. Durante a entrevista, ele alertou para as consequências que o processo político no Brasil pode ter para os países vizinhos e considerou que o país vive um “jogo irresponsável que paralisa o Brasil”.

“É difícil que o sistema político, judiciário e os grandes meios de imprensa estejam conscientes do mal em que está metido o Brasil e das consequências que tem para todos os latino-americanos. Humildemente chamo a atenção das pessoas mais responsáveis. Nesse caso não há ganhadores, nesse caso são todos perdedores”.

Ele também disse apoiar a prisão dos políticos que praticaram corrupção e ressaltou a importância de garantir a democracia no país. “Que se faça a justiça que se tem que fazer. Porém, por cima da justiça, de todos os que tem que ir presos, está o Brasil. O povo brasileiro, o trabalho, a estabilidade social que vale mais que todas as demais”.

Mujica
Creative Commons - CC BY 3.0 - O ex-presidente do Uruguai, Jose Mujica, durante a abertura da 3ª Conferência Nacional da Juventude

O líder uruguaio lembrou ainda da disputa presidencial de 2002 quando a Frente Ampla, seu partido, estava na oposição e ressalta que seu apoio ao governo brasileiro não é partidário. “Nós eramos oposição e deixamos chegar as eleições e que o povo decidisse. Nem pensamos que o governo tinha que cair, porque isso seria pior. Eu creio que estamos ligados não como um apoio partidário mas como país e nos damos conta que a instabilidade no Brasil não convém a ninguém”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário