one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


48ª Cúpula do Mercosul

Imagem:

Compartilhar:

Suriname e Guiana vão entrar no Mercosul

Criado em 17/07/15 12h52 e atualizado em 17/07/15 14h46
Por Kelly Oliveira, Yara Aquino e Marcelo Brandão Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Os países membros do Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, assinaram acordo para incluir o Suriname e a Guiana como associados ao bloco.

Hoje (17), também foi assinado novo protocolo para a inclusão da Bolívia no bloco. Em 2012, Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela assinaram acordo de entrada da Bolívia, quando o Paraguai estava suspenso do bloco - por causa do golpe parlamentar contra o ex-presidente Fernando Lugo.

Como os parlamentos da Argentina, do Uruguai e  da Venezuela já haviam aprovado a inclusão do país no bloco, não será necessária nova ratificação. No caso do Brasil e do Paraguai, o Congresso de cada país ainda terá que aprovar a inclusão da Bolívia. Atualmente, a Bolívia é classificada como país associado, em processo de inclusão.

A 48ª edição da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados está sendo feita hoje, no Palácio do Itamraty, em Brasília.

A Cúpula de Chefes de Estado encerra a presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul, exercida durante o primeiro semestre de 2015. Ao final da Cúpula, a Presidência Pro Tempore do bloco será transferida para o Paraguai.

Integram o Mercosul todos os países sul-americanos, como Estados Partes ou como Estados Associados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário