one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Eleição na Nigéria respeitou "princípios continentais", diz União Africana

Criado em 30/03/15 08h42 e atualizado em 30/03/15 08h45
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A União Africana considerou hoje (30) que as eleições presidenciais na Nigéria, cujos resultados são esperados hoje (30), respeitaram “de modo satisfatório os princípios continentais e regionais das eleições democráticas”.

A missão da União Africana, de observação das eleições (Aueom), considera, de acordo com avaliação preliminar, que “o processo eleitoral foi globalmente pacífico, durante o credenciamento (verificação biométrica da identidade dos eleitores), o voto e a contagem” dos boletins. Os trabalhos foram feitos “na presença de observadores internacionais, da sociedade civil e de partidos políticos”, segundo  comunicado.

“O povo da Nigéria mostrou a sua paciência e a sua determinação em ter um processo democrático pacífico”, adiantou.

A Aueom “incentiva todas as partes a recorrer aos meios legais existentes em caso de haver uma contestação dos resultados”.

Além da missão da União Africana, acompanharam as eleições, sábado (28) e domingo, outras equipes de observadores, especialmente da União Europeia, das Nações Unidas e da Commonwealth.

Cerca de 69 milhões de eleitores foram chamados às urnas para escolher o presidente, os 109 senadores e os 360 deputados do país, o mais populoso de África, o primeiro produtor de petróleo e a primeira potência econômica do continente.

Pela primeira vez, os eleitores foram identificados por meio de leitores de impressões digitais, com o objetivo de reduzir as fraudes que marcaram eleições anteriores.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário