one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Premiê da Austrália agradece a presidente egípcio libertação de jornalista

Criado em 02/02/15 08h35 e atualizado em 02/02/15 08h37
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, agradeceu hoje (2) ao presidente egípcio, Abdel Fatah Al Sissi, a libertação do jornalista australiano Peter Greste, que passou 400 dias na prisão. “Quero expressar em particular a minha gratidão ao presidente do Egito”, disse Abbott, em Camberra, ressaltando que “o seu papel na libertação de Peter não deve ser subestimado”.

Tony Abbott também destacou o trabalho da ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Julie Bishop, nos esforços para garantir a liberdade do jornalista e prestou homenagem à família Greste por ser "uma inspiração" para o povo australiano.

Greste foi deportado no domingo (1º) depois de o presidente egípcio ter aceitado a sua transferência para a Austrália, em virtude de uma lei aprovada em novembro do ano passado que permite expulsar para os países de origem os estrangeiros que estão sendo julgados no Egito.

Peter Greste, jornalista da Al Jazeera, foi detido em dezembro de 2013 no Cairo, com outros dois jornalistas da televisão árabe, Mohamed Fahmi, de dupla nacionalidade egípcia e canadense, e Baher Mohamed, egípcio. Mohamed Fahmi e Baher Mohamed continuam presos.

Greste, Fahmi e Mohamed foram detidos quando cobriam a repressão aos islâmicos que se seguiu à deposição pelas Forças Armadas do presidente eleito Mohamed Morsi, em julho de 2013.

Os três jornalistas foram condenados em junho de 2014 a penas entre sete e dez anos de prisão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário