one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Justiça confirma processo contra vice-presidente argentino por suborno

Criado em 19/02/15 20h47 e atualizado em 19/02/15 20h45
Por Monica Yanakiew - Enviada especial da Agencia Brasil/EBC Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

 
A justiça argentina confirmou hoje (19) que vai processar o vice-presidente Amado Boudou por “suborno” e “negociações incompatíveis” com seu cargo publico. Ele foi acusado de usar sua influencia para ajudar a empresa Ciccone a evitar a falência em 2010, quando era ministro da Economia da presidenta Cristina Kirchner, e de comprar a empresa por meio de um misterioso fundo de investimento chamado The Old Fund.
Boudou também teria beneficiado os novos donos da gráfica, com contratos com o governo, para imprimir papel moeda e documentos oficiais. Essa é a primeira vez na historia argentina que um vice-presidente em exercício é processado por seu suposto envolvimento num escândalo de corrupção. A justiça tinha decidido abrir processo contra Boudou em junho do ano passado, mas ele apelou e perdeu.
A decisão judicial foi anunciada um dia apos a Marcha de Silêncio, quando milhares de argentinos saíram às ruas na quarta-feira (18) para homenagear o promotor Alberto Nisman, encontrado morto com um tiro na cabeça há um mês, e pedir justiça.
Quatro dias antes de sua morte, Nisman tinha denunciado um suposto complô, liderado pela presidenta Cristina Kirchner e o chanceler Hector Timerman. Eles teriam negociado um plano secreto com o Irã para desviar as investigações do atentado de 1994 contra o centro comunitário judaico Amia, que matou 85 pessoas. A denúncia foi acolhida na semana passada por outro promotor, Gerardo Pollicita. Para o governo, tanto a marcha, como a denúncia e a morte de Nisman fazem parte de um processo para desestabilizá-lo.
O chefe de gabinete da presidência, Jorge Capitanich, reagiu nesta quinta-feira à marcha do silencio, dizendo que foi uma manifestação “opositora” – e não uma simples homenagem, organizada por um grupo de promotores, a um colega morto. Segundo Capitanich, o poder judiciário argentino “e independente do poder político, mas não e independente das corporações, que influenciam de forma direta e indireta para perturbar o funcionamento normal das instituições”.
A ex-mulher de Nisman, a juíza Sandra Arroyo Salgado, que participou da marcha na quarta-feira (18), disse hoje ter certeza que o promotor não se suicidou com o revólver calibre 22 encontrado a seu lado, “pela sua personalidade”, e porque, segundo ela, ele “não tinha motivos”.

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário