one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Campanha para esclarecimento da população sobre o surto de ebola na África

Imagem:

Compartilhar:

Ebola: epidemia vai mergulhar Serra Leoa e Guiné em recessão, diz Banco Mundial

Criado em 02/12/14 09h56
Por Agência Lusa

A epidemia de ebola vai mergulhar Serra Leoa e Guiné-Conacri na recessão em 2015, informou hoje (2) o Banco Mundial, lembrando que os dois países já são afetados pela pobreza.

Leia mais notícias:

OMS corrige balanço de mortos pelo ebola para 6 mil pessoas

Ebola: número de mortes atinge 5.689 em 15.935 casos, diz OMS

Serra Leoa, principal vítima econômica do ebola, deverá ver o seu Produto Interno Bruto (PIB) diminuir 2%, enquanto a contração deverá ser menos acentuada na Guiné-Conacri (-0,2%), indicou a instituição, que, em contrapartida, reviu para cima as projeções para a Libéria, onde a luta contra a epidemia “mostra sinais de progresso”.

Em outubro, o Banco Mundial previu para 2015 um crescimento sólido na Guiné-Conacri (2%) e sobretudo em Serra Leoa (7,7%), que está saindo de vários anos de guerra civil.

Mas a epidemia de ebola, que se propagou na África Ocidental depois de agosto, causando cerca de 6 mil mortos, afundou a atividade econômica e atrasou os investimentos.

“Este relatório evidencia a razão por que devemos lutar para atingir o objetivo de nenhum caso de ebola”, disse o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, ressaltando no comunicado os impactos econômico e humano “devastadores”.

A Libéria, que tem o maior número de mortos (3.145), está ligeiramente melhor do que os seus vizinhos em nível econômico e se beneficia de uma “forma de retomada de atividade”, segundo o Banco Mundial.

Animado pelos “progressos” na luta contra a epidemia, o país viu ainda as previsões de crescimento revistas para cima desde outubro, de 1% para 3%, ainda que estas previsões sejam inferiores às estimadas antes do início da epidemia (6,8%), segundo o relatório.

Para lidar com a epidemia, esses países tiveram que cortar o investimento público na ordem dos US$ 160 milhões, minando as perspetivas de crescimento, segundo o Banco Mundial.

"À medida que aceleramos a nossa resposta sanitária, a comunidade internacional deve fazer todo o possível para ajudar os países afetados a retomarem o caminho da recuperação e do desenvolvimento econômico", disse Kim.

De acordo com o último balanço da Organização Mundial da Saúde, atualizado na segunda-feira (1º), o ebola já causou a morte de cerca de 6 mil pessoas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário