one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Bruxelas considera vital cooperação com América Latina para acordo climático

Criado em 07/12/14 17h50 e atualizado em 07/12/14 18h05
Por Da Agência Lusa

O comissário europeu do Meio Ambiente e Energia, Miguel Arias Cañete, considera que a cooperação entre a Europa e a América Latina será fundamental para alcançar, no próximo ano, um acordo global a fim de reduzir o aquecimento do planeta.

O ex-ministro espanhol defende uma “grande coligação” para conseguir um acordo climático “bom para o planeta” que substitua, a partir de 2020, o Protocolo de Quioto, segundo artigo que será publicado nesta segunda-feira (8) na revista da Fundação União Europeia-América Latina.

“É esse tipo de cooperação que será vital se queremos atingir um acordo legalmente vinculado na cúpula do clima de Paris [que vai ocorrer no fim do próximo ano], que envolva todas as nações e mantenha o aquecimento global abaixo dos 2 graus [centígrados]”, disse Cañete.

Leia também no Portal EBC:

ONGs criticam falta de progressos na Conferência sobre o Clima

A cooperação entre os blocos econômicos deve, no seu entendimento, assegurar que, na cúpula climática que está sendo realizada em Lima, no Peru, sejam definidos os “elementos-chave” do acordo que se pretende firmar em 2015, em Paris.

Adicionalmente, a União Europeia e a América Latina devem exercer a sua liderança em matéria ambiental, anunciando os compromissos de redução de gases de efeito estufa, destacou o comissário europeu, acrescentando que o programa Euroclima vai continuar a apoiar os países latino-americanos nos seus projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Ele se mostrou otimista com a possibilidade de chegar a um acordo no espaço de um ano, graças ao atual impulso das negociações e à progressiva conscientização ambiental.

Arias Cañete destacou os últimos compromissos europeus de redução de emissões e o acordo recentemente alcançado entre os Estados Unidos e a China sobre o tema.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário