one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Foram cerca de 2,3 milhões de usuários adultos e 226 mil adolescentes no Brasil em 2011.

Imagem:

Compartilhar:

ONU: cerca de 243 milhões de pessoas usaram drogas em 2012

Criado em 26/06/14 14h29 e atualizado em 26/06/14 14h48
Por Agência Brasil* Edição:Valéria Aguiar

O Relatório Mundial sobre Drogas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) apontou que 243 milhões de pessoas, ou 5% da população global entre 15 e 64 anos, usaram drogas ilícitas em 2012. Segundo o diretor executivo do Unodc, Yury Fedotov 200 mil mortes relacionadas a drogas ocorreram em 2012.

Durante o lançamento do relatório em Viena, na Áustria, nesta quinta-feira (26), no Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, Fedotov chamou atenção para a necessidade de um foco maior na saúde e nos direitos humanos dos usuários de drogas, especialmente daqueles que fazem uso de drogas injetáveis e que têm HIV/aids.

“Ainda existem sérias lacunas na prestação de serviços. Nos últimos anos, apenas 1 em cada 6 usuários de drogas no mundo teve acesso ou recebeu algum tipo de tratamento para dependência de drogas a cada ano.”

Leia outras notícias em Internacional

O aumento na produção de ópio no Afeganistão representou um revés, disse Fedotov, já que o maior produtor de papoula de ópio do mundo aumentou sua área de cultivo em 36%, de 154 mil hectares em 2012 para 209 mil hectares em 2013. O Afeganistão representa 80% da produção global de ópio.

Segundo o Unodc, a disponibilidade global de cocaína diminuiu devido à queda na produção de 2007 a 2012. O uso de cocaína permanece alto na América do Norte, apesar de diminuir desde 2006. A África tem testemunhado aumento no uso de cocaína devido ao crescimento do tráfico pelo continente e o incremento no poder de compra tornou alguns países asiáticos vulneráveis ao uso de cocaína.

Gobalmente, o uso de maconha parece estar em declínio, mas a percepção de riscos menores à saúde levou a um maior consumo na América do Norte, de acordo com o escritório da ONU. O relatório aponta que, apesar de ser muito cedo para entender os efeitos de novos marcos regulatórios tornando legal o uso recreativo da maconha em alguns estados dos EUA e no Uruguai sob certas condições, um maior número de pessoas procura por tratamento de transtornos relacionados a droga na maioria das regiões do mundo, incluindo a América do Norte.

As apreensões de metanfetamina mais que dobraram globalmente entre 2010 e 2012, mostra o estudo. A fabricação da droga se expandiu mais uma vez na América do Norte, com grande aumento no número de laboratórios desmantelados nos EUA e no México. Das 144 toneladas de estimulantes tipo anfetamina apreendidos globalmente, metade foi interceptada na América do Norte e um quarto no Leste e Sudeste da Ásia.

* Com informações da ONU

Editor Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário