one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O secretário de Estado norte-americano, John Kerry

Imagem:

Compartilhar:

Kerry alerta para necessidade de ação urgente diante de alterações climáticas

Criado em 31/03/14 06h53 e atualizado em 31/03/14 07h41
Por Agência Brasil * Edição:Graça Adjuto

John Kerry
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry (U.S. Department of State/CC)

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, alertou hoje (31) que se não houver uma ação imediata diante das alterações climáticas, o mundo vai enfrentar consequências "catastróficas". O chefe da diplomacia norte-americana reagiu assim ao relatório de especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo qual as crescentes emissões de carbono na atmosfera terão implicações na vida da população mundial como maior risco de conflitos, fome, inundações e migrações ao longo de todo o século.

Leia também no Portal EBC: 

Primeiro-ministro russo visita a Crimeia

Estudantes querem “praças da resistência” em toda a Venezuela

"Se não agirmos de forma dramática e rápida, a ciência diz que o nosso clima e o nosso modo de vida estão literalmente em perigo", disse Kerry em comunicado divulgado em Paris, onde se deslocou para conversações com a Rússia sobre a crise ucraniana.

O secretário de Estado norte-americano destacou que "negar a ciência é negligência", advertindo que "os custos da inércia são catastróficos". Os Estados Unidos e a China encontram-se no grupo dos principais poluidores do mundo, mas John Kerry lembra que não é apenas um país que provoca alterações climáticas, da mesma forma que não é apenas uma nação que as pode travar.

O secretário alertou para o fato de a escassez de água e as inundações figurarem como dois riscos, acrescentando que o "relógio continua a contar e que quanto mais tempo for adiada a resposta, maior será a ameaça".

O Painel Intergovernamental da ONU sobre Alterações Climáticas (IPCC) alertou hoje que crescentes emissões de carbono vão ampliar o risco de conflitos, fome, cheias e migrações durante este século e advertiu que, se nada for feito, as emissões de gases de efeito estufa poderão custar biliões de dólares, principalmente em danos em propriedades e ecossistemas.


*Com informações da Agência Lusa

Editor: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário