one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 300 pessoas, cujas residências estão localizadas em Tamura, cidade a cerca de 20km a oeste da central nuclear de Fukushima, poderão retornar às suas casas em abril de 2014

Imagem:

Compartilhar:

Vítimas de Fukushima poderão voltar às suas casas a partir de abril

Criado em 24/02/14 07h09 e atualizado em 24/02/14 07h25
Por Da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto

Tamura, Japão, área a 20km de Fukushima
A medida vai abranger 300 pessoas, cujas residências estão localizadas em Tamura, cidade a cerca de 20km a oeste da central nuclear (Foto: Jenthero/Creatice Commons)

O Japão vai liberar uma área que estava interditada próximo à Central Nuclear de Fukushima, permitindo às pessoas removidas o retorno às suas casas, anunciaram hoje (24)  as autoridades japonesas. A medida entra em vigor no dia 1º de abril e vai abranger 300 pessoas, cujas casas estão localizadas em Tamura, cidade a cerca de 20 quilômetros a oeste da central nuclear.

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

Nos próximos dois anos, até 30 mil pessoas serão autorizadas a voltar às casas, que tiveram de abandonar por causa da forte radiação da central nuclear. Os antigos moradores das zonas desocupadas estão, no entanto, divididos quanto à oportunidade de retorno. Alguns temem pela saúde, em consequência dos níveis de radiação medidos no local.

De acordo com as orientações governamentais, as áreas próximas da Central de Fukushima podem ser declaradas novamente como habitáveis quando uma pessoa é exposta a uma dose radioativa abaixo de 20 millisieverts (mSv) por ano. As autoridades gostariam que os trabalhos de descontaminação reduzissem esse nível para 1 mSv por ano.

Quase três anos depois do terremoto e tsunami que causaram o acidente nuclear de Fukushima, no Nordeste do Japão, milhares de pessoas procedentes da região devastada continuam longe dos seus lares, segundo a agência, para a reconstrução japonesa.

O terremoto e o tsunami deixaram mais de 18 mil mortos e provocaram o acidente nuclear.

*Com informações da Agência Lusa

Editor Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário