one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem defenderam hoje (17) a concessão de asilo político ao norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem mantido pelo governo do seu país

Imagem:

Compartilhar:

Parlamento Europeu convida Snowden para depor sobre espionagem norte-americana

Criado em 09/01/14 16h16 e atualizado em 09/01/14 17h51
Por Da Agência Brasil * Edição:Denise Griesinger

Brasília – A Comissão de Liberdades Civis do Parlamento Europeu decidiu hoje (9) convidar formalmente o ex-consultor contratado para prestar serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, para depor sobre os casos de espionagem do governo norte-americano. A decisão de convidá-lo para falar ao parlamento foi aprovada por ampla maioria na sede da comissão em Bruxelas, na Bélgica. O convite ainda precisa passar por uma segunda votação, o que deverá ocorrer em fevereiro deste ano.

Vários membros da comissão parlamentar condicionaram seu voto favorável à participação ao vivo e interativa de Snowden, para que pudessem fazer perguntas. O depoimento deve ocorrer por videoconferência, já que o ex-consultor está asilado na Rússia. Edward Snowden ainda não respondeu ao convite.

Leia também:

Brasileiros poderão viajar a Cingapura sem visto

Na terça-feira (7), um representante do Congresso norte-americano alertou para as consequências negativas de um depoimento de Snowden. “Seria muito negativo para as relações entre os Estados Unidos e a União Europeia”, considerou o republicano Mike Rogers, presidente da Comissão de Serviços de Informações da Câmara dos Representantes.

Na quarta-feira (8), a vice-presidente da Comissão Europeia e comissária de Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania, Viviane Reding, agradeceu publicamente a Edward Snowden por suas revelações sobre as atividades de espionagem norte-americana na Europa.

Em meados de 2013, a imprensa internacional começou a noticiar casos de espionagem por parte dos Estados Unidos a cidadãos estrangeiros e a chefes de Estado de alguns países como a presidenta brasileira Dilma Roussef, a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês François Hollande, e o premiê espanhol Mariano Rajoy.

* Com informações da Agência Lusa   //   Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário