one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, fala sobre situação da Síria

Imagem:

Compartilhar:

Chanceler brasileiro não vai à Conferência de Paz sobre a Síria

Criado em 21/01/14 18h27 e atualizado em 21/01/14 18h44
Por Agência Brasil

Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo
Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, fala sobre situação da Síria (Antonio Cruz/ABr)

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, não vai mais participar da Conferência de Paz sobre a Síria. O evento começa amanhã (22) na Suíça, e a delegação brasileira será chefiada pelo secretário-geral do ministério, Eduardo dos Santos. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, o chanceler cancelou a ida à conferência de Genebra a pedido da presidenta Dilma Rousseff, que vai participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, também na Suíça. Dilma e Figueiredo viajam amanhã para a Suíça.

Leia outras notícias internacionais

Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência Genebra 2  vai tratar da crise na Síria – o país  enfrenta, há mais de dois anos, conflitos que já provocaram mais de 100 mil mortes, conforme estimativa da entidade internacional. O encontro reunirá representantes do governo e da oposição sírios e de cerca de 40 países. Documento divulgado pela ONU pede que os representantes sírios compareçam à conferência com o entendimento de que o objetivo é viabilizar a transição do poder no país, retirando do poder o presidente Bashar Al Assad.

De acordo com o Itamaraty, o Brasil está “convicto de que não há solução militar para o conflito sírio” e “está pronto para colaborar para o êxito do evento e das negociações”. A conferência, diz o ministério em nota, é uma oportunidade “valiosa” para que seja iniciado um diálogo “necessário e construtivo”.

Hoje (21), a oposição síria voltou a confirmar a participação no evento depois que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, retirou convite feito ao Irã menos de 24 horas antes (LINK). A conferência começa em Montreux com a participação dos representantes internacionais em uma sessão ministerial. A partir de sexta-feira (24), haverá negociações entre governo e oposição sírios em Genebra.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário