one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os países da Liga Árabe pediram que os autores do ataque, que classificaram de "criminosos de guerra", compareçam perante a Justiça internacional.

Imagem:

Compartilhar:

EUA consideram que relatório da ONU responsabiliza regime sírio

Criado em 16/09/13 19h18 e atualizado em 16/09/13 21h04

Washington – A Presidência norte-americana considerou hoje (16) que o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o ataque com armas químicas em agosto, na Síria, demonstra a responsabilidade do regime de Bachar Al Assad. “As informações do relatório, indicando que foi lançado gás sarin por meio de mísseis terra-terra, que só o regime tem, mostram claramente quem é responsável”, declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Os peritos da ONU que investigaram sobre o ataque na Síria, ocorrido em 21 de agosto e que fez mais de 1.400 mortos, pelas estimativas dos EUA, encontraram “provas flagrantes e convincentes” da utilização de armas químicas, segundo o seu relatório publicado hoje.

Leia mais:

ONU confirma uso do gás sarin em ataque na Síria no ano passado

Na primeira página do documento, entregue ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pelo chefe dos inspetores, Aake Sellström, acrescenta que “as armas químicas foram utilizadas em uma escala relativamente grande” durante o conflito sírio “contra civis, incluindo crianças”. O documento especifica que o ataque foi efetuado com a ajuda de “mísseis terra-terra contendo gás sarin”.

Ban Ki-moon qualificou, na segunda-feira passada, a utilização de armas químicas na Síria como “crimes de guerra”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário