one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há 17 meses, o país sob um clima de guerra devido aos embates entre a oposição e as forças aliadas do governo do presidente Bashar Al Assad.

Imagem:

Compartilhar:

Rebeldes sírios apreendem armas e munições

Criado em 03/08/13 14h12 e atualizado em 03/08/13 14h17
Por Agência Lusa

(Lusa) - Rebeldes sírios apreenderam um depósito de armas e munição na região de Qalamoun, ao norte de Damasco, na madrugada de sábado (03), segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). No norte da Síria, os combates entre curdos e jihadistas têm-se intensificado, enquanto a oposição tem apelado à calma dos grupos armados.

De acordo com o observatório, que conta com uma vasta rede de ativistas e fontes médicas em todo o país, os rebeldes apreenderam “armas anti-tanque, mísseis Grad e várias munições, depois de lutar na noite de sexta-feira para sábado”. Na região de Damasco, ocorreram confrontos no sul, onde as forças leais procuram há meses expulsar os rebeldes. Mais ao norte, em Homs, o exército concentrou os seus ataques em Jouret al-Shiyah e Qoussour, duas áreas rebeldes perto da zona Khaldiyé, que tomou esta semana, disse a mesma fonte.

Na província de Hassaka, a 600 quilómetros a norte de Damasco, as lutas continuam entre combatentes curdos e jihadistas, duas semanas após a expulsão de rebeldes islâmicos em Ras al-Ain, na fronteira com a Turquia.
A Unicef chamou a atenção neste sábado sobre a situação das mulheres e crianças em Homs, no centro da Síria, pedindo aos rebeldes e às forças do regime que lhes permitam o acesso a cerca de 400 mil civis que se encontram encurralados na cidade.

"A situação das mulheres e crianças na cidade síria de Homs está se deteriorando rapidamente", alertou Anthony Lake, diretor geral da Unicef, e acrescentou que "novas barreiras impedem a entrada de fornecimento”.
Também na Síria, dois irmãos sueco-libaneses, que deixaram a Escandinávia para lutar com os rebeldes islâmicos, foram mortos na sexta-feira, disse à France Presse um parente dos jovens.
Moatassem Dib, 18 anos, explodiu em um ataque suicida com um carro-bomba contra um posto de controlo do exército em Qalaat al-Hosn. O seu irmão Hassan, de 21 anos, morreu no ataque "vitorioso" que se seguiu, disse o sheikh Mohammed Ibrahim.

Os irmãos eram descritos na Suécia como “muito religiosos”. Neste sábado seis sírios morreram e outros nove ficaram feridos quando se dirigiam para a fronteira libanesa, anunciou à France Presse uma fonte militar, sem precisar as condições exatas do ocorrido.“Fomos surpreendidos por um ataque aéreo quando passávamos da Síria para o Líbano”, disse, sob anonimato, uma jovem que foi ferida. A coligação nacional síria (oposição) reclamou a libertação imediata de um padre italiano que viajou para o norte do país para se encontrar com os jihadistas, e que há quatro dias que não é visto. Mais de cem mil pessoas morreram no conflito na Síria, enquanto milhões de civis, dos quais cerca de 75% são crianças e mulheres, fugiram dos combates.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário