one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Horacio Cartes, presidente do Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

Presidente paraguaio anuncia que vai combater guerrilha EPP

Criado em 21/08/13 08h07 e atualizado em 21/08/13 08h23
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Horacio Cartes, presidente do Paraguai
Cartes disse que não usará armas no combate.(Casa de América/Creative Commons)

Brasília – O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, anunciou que vai combater a guerrilha denominada Exército do Povo Paraguaio (EPP) com a presença do Estado. Cartes disse que não usará armas no combate. A decisão foi anunciada por ele durante reunião com os líderes dos partidos políticos do Senado e da Câmara, na residência presidencial Mburuvicha Róga.

“O presidente tem clara compreensão da magnitude do problema, entende basicamente que o desenvolvimento de certas situações é consequência do precário desenvolvimento de nossas instituições”, disse o senador Adolfo Ferrero (Movimento Avança País).

Leia mais:

Egito apela para que EUA evitem suspensão de repasses financeiros

Japão: especialistas constatam câncer de tireoide em pessoas expostas à radiação

Egito prende mais dois líderes da Irmandade Muçulmana

 

Para combater o EPP, o governo paraguaio analisa normas jurídicas que permitam a utilização, com maior claridade e precisão, dos recursos das Forças Armadas. Segundo o senador, a prioridade do presidente é buscar a pacificação das áreas em que a guerrilha atua, promovendo reformas com o apoio do Estado e da sociedade.

O senador Carlos Amarilla (Partido Liberal Radical Autêntico) disse que a Câmara dos Deputados analisa hoje a ampliação da Lei de Defesa Nacional e Segurança Interna e que o Senado ficará em alerta para concluir a avaliação em seguida. A ideia, segundo o parlamentar, é apressar as análises para dar encaminhamento ao governo.

“Precisamos de celeridade para dotar o comando das Forças Armadas de faculdades legais que permitam que trabalhe para auxiliar nas ações da Polícia Nacional [semelhante à Polícia Federal no Brasil]”, disse Amarilla.

O EPP é um grupo guerrilheiro que opera no Paraguai, principalmente na região de Concepción, no Noroeste do país. O governo não informou quantos integrantes há no grupo.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay

Edição: Graça Adjuto
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário