one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente eleito obteve até o momento 45% dos votos

Imagem:

Compartilhar:

Futuro chanceler do Paraguai faz mistério sobre retorno ao Mercosul e à Unasul

Criado em 13/08/13 08h18 e atualizado em 13/08/13 08h40
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – Sem revelar se o novo governo paraguaio pretende retornar ao Mercosul e à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) com o fim da suspensão no dia 15, o futuro ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, disse que apostará no aprofundamento das discussões dos temas bilaterais com os países vizinhos. Segundo ele, o diálogo deve predominar sempre.

Porém, nos últimos dias, o novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, endureceu o discurso, indicando que o processo de retorno ao Mercosul e à Unasul não será simples nem automático. Para os paraguaios, a suspensão é interpretada como irregular.

Leia mais:

Maduro quer ter poderes especiais para garantir combate à corrupção

Dilma será recebida nos Estados Unidos em outubro com honras de chefe de Estado

Itamaraty agiliza processo para readequar salários de diplomatas no exterior à determinação do TCU

 

Loizaga, designado ministro das Relações Exteriores pelo presidente eleito Horacio Cartes, disse que o objetivo do novo governo é manter o juramento de respeito à cidadania. “Na diplomacia, o último que se perde é o diálogo, mesmo quando acaba a saliva, é preciso seguir tentando dialogar. Em um mundo civilizado, hoje em dia é o que deve predominar”, ressaltou.

Para o futuro chanceler, a presença dos presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai), Sebastián Piñera (Chile), Ollanta Humala (Peru) e Ma Ying-jeou (Taiwan) é a demonstração de confiança no processo democrático paraguaio que seguirá avançando.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul e da Unasul em junho de 2012, após a destituição do poder do então presidente Fernando Lugo. A suspensão foi definida, pois os líderes concluíram que o processo de impeachment de Lugo não seguiu os preceitos legais. Mas as autoridades paraguaias negam irregularidades no processo.

“Depois do dia 15 vamos seguir conversando sobre o tema do Mercosul e sabemos que a sanção imposta ao Paraguai foi injusta”, disse Loizaga.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário