one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espionagem

Imagem:

Compartilhar:

Representantes da Unasul condenam interceptação de comunicações

Criado em 12/08/13 15h39 e atualizado em 12/08/13 15h47
Por Renata Giraldi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – Representantes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que reúne 12 países (sendo que o Paraguai está suspenso do grupo há 14 meses), aprovaram uma declaração conjunta em que rechaçam a interceptação de comunicações sem consentimento das autoridades de cada país. O documento é uma resposta coletiva às denúncias de que as agências dos Estados Unidos monitoraram cidadãos dentro e fora do país. A declaração conjunta foi assinada durante a 3ª reunião de ministros das Comunicações, em Lima, no Peru.

Leia também no Portal EBC:

Obama anuncia mudanças no programa de espionagem

Oi repassa dados sigilosos para provedores

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participou das reuniões e apoiou o documento. A Agência Brasil teve acesso a uma cópia da declaração, assinada no último dia 9. O texto condena "qualquer ação de interceptação" das comunicações sem a autorização das autoridades competentes. A declaração reúne 19 pontos. No item 8, o documento diz: "Constitui uma violação da soberania das nações, do princípio de não intervenção em assuntos internos dos Estados [países] estabelecidos na Carta das Nações Unidas, dos tratados e convênios internacionais, dos direitos humanos e fundamentais e do direito da privacidade dos cidadãos".

A reunião, em Lima, fez parte do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan). Participaram das reuniões os ministros do Peru, da Bolívia, do Brasil, da Guiana, do Uruguai, da Venezuela, assim como representantes da Colômbia, do Equador, Chile e da Argentina.

No item 10, os ministros das Comunicações ressaltam “a necessidade de elaborar uma agenda conjunta sobre o desenvolvimento tecnológico” para “reduzir a vulnerabilidade das comunicações”. O item 11 complementa: “Reconhecemos a importância de fortalecer o diálogo sobre a privacidade e a segurança cibernética no âmbito da Unasul e nos organismos multilaterais de telecomunicações”.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário