one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente eleito obteve até o momento 45% dos votos

Imagem:

Compartilhar:

Dilma será a primeira chefe de Estado a cumprimentar Cartes na posse

Criado em 13/08/13 06h32 e atualizado em 13/08/13 07h37
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

presidente eleito do Paraguai mostra o número um com a mão
Presidente eleito obteve até o momento 45% dos votos (© Divulgação/ ANR)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff será a primeira chefe de Estado a cumprimentar o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, no dia 15, durante a cerimônia de posse em Assunção, capital paraguaia. A ideia é minimizar o mal-estar causado pela suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), encerrando a punição e convidando Cartes para uma visita ao Brasil. Dilma deverá ter uma rápida reunião privada com o paraguaio.

A presidenta será a primeira a cumprimentar Cartes porque é seguida a ordem de confirmação de presença na solenidade. As autoridades brasileiras reiteram que a posse simboliza a plena vigência da democracia no Paraguai, pois ele saiu vitorioso com o apoio da maioria dos eleitores, sem levantar dúvidas sobre o processo de votação. Cartes (Partido Colorado) venceu as eleições em 21 de abril com 45,91% dos votos, contra 36,84% de Efraín Alegre (Partido Liberal).

Leia mais:

Itamaraty agiliza processo para readequar salários de diplomatas no exterior à determinação do TCU

Kerry visita Brasil no momento em que autoridades pedem explicações sobre espionagem

Comissão de Relações Exteriores discutirá compra de caças

 

O Paraguai foi suspenso dos dois blocos em junho de 2012, após a destituição do poder do então presidente Fernando Lugo. A suspensão foi definida, pois os líderes concluíram que o processo de impeachment de Lugo não seguiu os preceitos legais. Mas as autoridades paraguaias negam irregularidades no processo.

Ontem (12), o governo do Peru, que está na presidência pro tempore da Unasul, anunciou o fim da suspensão do Paraguai do bloco. Em nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do país, os peruanos informam que fica “sem efeito a suspensão da participação do Paraguai” em órgãos ligados à Unasul.

“A Unasul deixa sem efeito a suspensão da participação da República do Paraguai nos órgãos e instâncias da união [do bloco]”, diz o comunicado, lembrando que a comissão de alto nível da Unasul, liderada por Salomón Lerner, “constatou” que a eleição de Cartes, em abril, “transcorreu com total normalidade e ampla participação cidadã”.

A três dias da cerimônia de posse, seis presidentes da República e o príncipe de Astúrias, Felipe de Borbón, confirmaram presença na solenidade no próximo dia 15, em Assunção. As autoridades paraguaias informaram que deverão comparecer à cerimônia os presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai), Sebastián Piñera (Chile), Ollanta Humala (Peru) e Ma Ying-jeou (Taiwan).

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário