one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país

Imagem:

Compartilhar:

Snowden prepara declaração pública após reunião com ativistas na Rússia

Criado em 12/07/13 07h11 e atualizado em 12/07/13 07h48
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país
Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país (Wikimedia Commons)

Brasília – O ex-consultor norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem pelos Estados Unidos a cidadãos norte-americanos e estrangeiros, reúne-se hoje (12) em Moscou (Rússia) com advogados e ativistas de direitos humanos. A expectativa é que ele faça uma declaração depois da reunião. O norte-americano está há 19 dias em uma área de trânsito no aeroporto de Moscou à espera de asilo político. Há informações de que ele aceitou o asilo concedido pela Venezuela.

A concessão de asilo a Snowden é tema da Cúpula do Mercosul hoje em Montevidéu, no Uruguai, que conta com a presença da presidenta Dilma Rousseff e de vários presidentes da região. Na ocasião, haverá uma declaração coletiva de repúdio à espionagem de dados telefônicos e de internet de cidadãos.

Leia mais:

Mercosul vai repudiar espionagem, diz Patriota

Mercosul vai emitir declaração sobre espionagem e direito a asilo

Brasil não pode ter uma posição de subserviência, diz especialista sobre espionagem

 

Em Moscou, Snowden tem reuniões com Serguei Nikitine, da organização não governamental Anistia Internacional, os advogados russos Guenrikh Padva e Guenri Reznik, além de de representantes da Human Rights Watch e das Nações Unidas na Rússia.

O norte-americano está na capital russa desde o último dia 23, procedente de Hong Kong, onde ficou por algum tempo quando começou a divulgação de denúncias contra os Estados Unidos. O porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, reafirmou que Snowden é tema que não está relacionado à Presidência da Rússia. "Não temos conhecimento, não é uma questão na agenda do presidente, nem na administração do Kremlin", disse Peskov.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário