one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bashar Al Assad, presidente da Síria

Imagem:

Compartilhar:

Partido político de Assad substitui a cúpula para evitar oposição interna

Criado em 08/07/13 12h03 e atualizado em 08/07/13 12h12
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Partido Baas, no poder na Síria desde 1963, mudou hoje (8) toda a sua cúpula. Foram substituídos nomes que criticavam a conduta do governo. Os principais líderes foram substituídos, exceto o presidente sírio, Bashar Al Assad, alvo da crise que atinge o país há 28 meses e que matou mais de 90 mil pessoas. A troca de líderes foi informada na página do partido na internet.

"Os membros do comando nacional foram renovados", diz o texto referindo-se a 15 líderes. O vice-presidente do Baas, Farouk Al Shara, que se mostrou crítico no que diz respeito à política do chefe de Estado, foi afastado. O primeiro-ministro sírio, Wael Al Halaqi, e o chefe do Parlamento, Jihad Lahham, também foram substituídos.

Nos últimos oito anos, é a primeira vez que o Baas renova sua cúpula. A última foi em 2006, durante o congresso do partido, quando 14 integrantes foram substituídos.

Desde março de 2011, Assad é alvo de protestos e um confronto armado interno, colocando simpatizantes do governo e forças aliadas em conflito com os oposicionistas. A oposição defende a renúncia de Assad, que se recusa a deixar o poder, e a promoção de eleições gerais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário