one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Centenas de manifestantes mantiveram os protestos nas cidades egípcias de Port Said, Ismailia e Suez, desafiando o toque de recolher instituído pelo presidente Mouhamed Mursi.

Imagem:

Compartilhar:

Oposição no Egito rechaça possibilidade de golpe militar para derrubar Mursi

Criado em 02/07/13 11h37 e atualizado em 02/07/13 12h04
Por Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Frente de Salvação Nacional (FSN), principal coligação da oposição no Egito, rechaçou hoje (2) a possibilidade de um golpe de Estado no país liderado pelo Exército. A oposição informou que não apoia “qualquer golpe de Estado militar". A possibilidade de golpe surgiu no momento em que os militares deram um ultimato de 48 horas para o presidente egípcio, Mouhamed Mursi, adotar medidas de reconciliação nacional ou renunciar.

"Não apoiamos qualquer golpe de Estado militar", diz o comunicado da Frente de Salvação Nacional. "A FSN está empenhada, desde a sua criação em 22 de novembro de 2012, na construção de um Estado democrático, civil e moderno. Confiamos na declaração do Exército, refletida no comunicado de ontem [segunda-feira], de acordo com a qual não quer investir na política ou ter um papel político.”

Leia também:

Dois porta-vozes do Egito pedem demissão em meio à crise no país

Presidente do Egito rejeita ultimato do Exército para deixar o poder

Em mensagem divulgado ontem (1º), o comando militar indicou que "se as reivindicações populares não forem satisfeitas durante este período de 48 horas, as Forças Armadas anunciarão o roteiro e as medidas para supervisionar a respectiva aplicação". Em seguida, o chefe do Comando do Exército, general Abdel Fattah Al Sissi, desmentiu a possibilidade de golpe de Estado.

Em fevereiro de 2011, os militares assumiram interinamente o comando do Poder Executivo no período entre a queda do então presidente Hosni Mubarak e a posse de Mursi, primeiro presidente democraticamente eleito no país, em junho de 2012.

Nos últimos dias, os protestos nas principais cidades do Egito se intensificaram, registrando confrontos entre policiais e manifestantes. Apenas no domingo (30), morreram nove pessoas e mais de 630 ficaram feridas. A situação econômica do país também se agrava, aumentando o número de desempregados na região, principalmente entre jovens.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário