one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Durante a primeira noite de protestos, 32 policiais e um político ficaram feridos

Imagem:

Compartilhar:

Irlanda do Norte vive terceira noite de violência

Criado em 15/07/13 09h20 e atualizado em 15/07/13 09h34
Por © Agência Lusa

Polícia da Irlanda do Norte
Durante a primeira noite de protestos, 32 policiais e um político ficaram feridos (Sineakee/CC)

Centenas de protestantes manifestaram-se em Belfast e provocaram confrontos com a polícia durante a madrugada deste domingo (14), pela terceira noite consecutiva, apesar dos apelos à calma do primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson. Um policial ficou ferido, de acordo com as primeiras informações.

Os manifestantes agrediram os policiais com coquetéis molotov e diversos projéteis, e a polícia respondeu com balas de borracha.

"É muito importante que esta violência acabe”, declarou no domingo o primeiro-ministro.

A violência começou na sexta-feira quando a polícia tentou implementar uma decisão das autoridades locais, que proibiram os protestantes de atravessarem o bairro católico de Ardoyne, no norte de Belfast.

Durante a primeira noite de protestos, 32 policiais e um político ficaram feridos.

Na noite de sábado para domingo, sete policiais ficaram feridos, mas não chegaram a ser hospitalizados, depois de terem sido atacados por manifestantes protestantes.

Cerca de mil polícias da Inglaterra e País de Gales foram mobilizados para parada anual de 12 de julho, ponto culminante das marchas ‘orangistas’ protestantes.

A parada de 12 de julho costuma ser marcada por confrontos. Este dia, feriado na Irlanda do Norte, marca o aniversário da vitória do rei protestante William III na batalha de Boyne, em 1690, sobre o rei católico deposto James II.

A Irlanda do Norte, uma província britânica, viveu 30 anos de violência sectária, que causou 3.500 mortos antes da assinatura dos acordos de paz em 1998, que levou à partilha do poder entre protestantes e católicos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário