one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Glenn Greenwald

Imagem:

Compartilhar:

Autor do furo sobre espionagem americana diz que inicialmente não acreditou em Snowden

Criado em 10/07/13 11h54 e atualizado em 10/07/13 12h37
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

As denúncias de espionagem do governo americano sobre os cidadãos revelaram ao mundo o nome de Edward Snowden. O administrador de sistemas americano e ex-agente da CIA  tornou-se o principal personagem de um episódio que tem levado ao questionamento sobre a segurança na Internet.  Snowden vazou dados secretos do governo dos Estados Unidos que revelaram detalhes do projeto de monitoramento global, denominado PRISM, que monitoraria as conversas telefônicas e transmissões na internet de cidadãos dos EUA e de outros países.

Leia mais:

EUA abrem investigação sobre funcionário que denunciou programas de vigilância

Advogado alerta que usuários da internet estão sujeitos às leis dos Estados Unidos

Venezuela confirma ter recebido pedido de asilo de Snowden

Congresso vai cobrar explicações de autoridades sobre espionagem

O jornalista americano Glenn Greenwald, que mantém um blog e é colunista do jornal The Guardian, foi o primeiro a noticiar a atividade do governo norte-americano. Segundo ele, Snowden procurou jornalistas independentes e blogueiros para detalhar suas informações por não confiar nos veículos de imprensa do país.

Greenwald mora no Rio de Janeiro desde 2005, mantém um blog e é colunista do jornal The Guardian. Em entrevista à repórter Flávia Grossi, da TV Brasil, o jornalista afirma que desde o fim de 2012 começou a ser procurado por Snowden, mas apenas quando uma amiga, também jornalista, o alertou de que o assunto era sério que aceitou receber as informações. “Ele me pediu muitas vezes 'por favor, instalar esta criptografia, eu quero me comunicar com você', mas eu não sabia quem era ele. Só depois de dois meses, ele entrou em contato com uma mulher, com quem eu trabalho muito, (…) e começamos a trabalhar juntos para receber estes documentos”, relembra.

O jornalista disse, ainda, que mantém diversas cópias dos mais de cinco mil documentos que possui. “Tenho várias cópias. Tenho em pen drive, tenho na internet, tenho com amigos que eu confio muito”, enumera.

Confira no vídeo abaixo a entrevista completa com Glenn Greenwald:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário