Compartilhar:
Snowden está no aeroporto de Moscou e não será extraditado, afirma Putin
Criado em 25/06/13 16h18
e atualizado em 25/06/13 16h28
Por Portal EBC*
Brasília - O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em conferência de imprensa na cidade finlandesa de Turku que o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden, permanece no aeroporto de Sheremetievo e que sua chegada a Moscou foi uma “surpresa total”.
Leia também:
Equador concede asilo a ex-agente da CIA
Assange: Snowden está a caminho do Equador por rota segura
“É uma pessoa livre e como um passageiro de trânsito não precisa de visto nem de outros documentos para comprar as passagens e voar para onde quiser”, afirmou Putin. O presidente russo disse também que Snowden não cruzou as fronteiras russas e portanto não violou as regras migratórias do país.
Putin negou que os serviços especiais da Rússia tenham trabalhado como o ex-funcionário da NSA e afirmou que “não o fazem agora”, . Em sua opinião, o autor da revelação do programa secreto na NSA para espionar clientes e controlar os registros telefônicos não cometeu nenhum crime que fundamente uma possível extradição.
O chanceler Serguei Lavrov, por sua parte afirmou nesta terça que a Rússia não tem nenhuma relação “com o senhor Snowden, nem com seu traslado pelo mundo, nem com a justiça norteamericana”. Esclareceu que foi uma decisão pessoal de Snowden escolher o itinerário do vôo. “Soubemos da notícia pelos meios de comunicação”, afirmou durante a conferência de imprensa.
“Consideramos absolutamente infundadas e inadmissíveis as tentativas – que agora observamos – de acusar a parte russa de violação das leis dos Estados Unidos, com ameaças em nossa direção”, afirmou Lavrov.
Os Estados Unidos ameaçaram a Rússia e China de adotar medidas em caso de proteção a Edward Snowden, que solicitou asilo político ao Equador.
* Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina
Deixe seu comentário