one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Rússia, Vladmir Putin

Imagem:

Compartilhar:

Snowden está no aeroporto de Moscou e não será extraditado, afirma Putin

Criado em 25/06/13 16h18 e atualizado em 25/06/13 16h28
Por Portal EBC*

Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país
Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país (Wikimedia Commons)

Brasília - O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em conferência de imprensa na cidade finlandesa de Turku que o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden,  permanece no aeroporto de Sheremetievo e que sua chegada a Moscou foi uma “surpresa total”.

Leia também:

Equador concede asilo a ex-agente da CIA

Assange: Snowden está a caminho do Equador por rota segura

“É uma pessoa livre e como um passageiro de trânsito não precisa de visto nem de outros documentos para comprar as passagens e voar para onde quiser”, afirmou Putin. O presidente russo disse também que Snowden não cruzou as fronteiras russas e portanto não violou as regras migratórias do país.

Putin negou que os serviços especiais da Rússia tenham trabalhado como o ex-funcionário da NSA e afirmou que “não o fazem agora”, . Em sua opinião, o autor da revelação do programa secreto na NSA para espionar clientes e controlar os registros telefônicos não cometeu nenhum crime que fundamente uma possível extradição.

O chanceler Serguei Lavrov, por sua parte afirmou nesta terça que a Rússia não tem nenhuma relação “com o senhor Snowden, nem com seu traslado pelo mundo, nem com a justiça norteamericana”. Esclareceu que foi uma decisão pessoal de Snowden escolher o itinerário do vôo. “Soubemos da notícia pelos meios de comunicação”, afirmou durante a conferência de imprensa.
“Consideramos absolutamente infundadas e inadmissíveis as tentativas – que agora observamos – de acusar a parte russa de violação das leis dos Estados Unidos, com ameaças em nossa direção”, afirmou Lavrov.

Os Estados Unidos ameaçaram a Rússia e China de adotar medidas em caso de proteção a Edward Snowden, que solicitou asilo político ao Equador.

* Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário