Compartilhar:
Governo português orienta turistas e residentes a evitarem tumultos no Brasil
Criado em 21/06/13 09h59
e atualizado em 21/06/13 10h06
Por Gilberto Costa
Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC
Lisboa – O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, equivalente ao Ministério de Relações Exteriores no Brasil, passaram a orientar os turistas lusitanos a não se envolverem em “tumultos” relacionados aos protestos que ocorrem em diferentes cidades do Brasil.
O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse em entrevista, nesta manhã, à rádio TSF - emissora ligada ao grupo que edita o jornal Diário de Notícias, de Lisboa - que o governo está atento “à evolução da situação” e que “até ao momento, não há informação de qualquer problema que tenha implicado membros da numerosa comunidade que temos nos Brasil”.
Segundo dado do Observatório da Emigração, há cerca de 138 mil portugueses residentes no Brasil. Além da colônia numerosa, os portugueses estão entre os principais turistas que chegam ao Brasil. Dados do Ministério do Turismo, mostram que mais de 350 mil portugueses estiveram no Brasil no biênio 2011-2012, o equivalente a mais de 10% do total de turistas europeus.
Assim como ocorre em outros países da Europa, a opinião pública lusitana acompanha pelos veículos de comunicação e pelas redes sociais as manifestações no Brasil, principalmente os incidentes com violência e as decisões do governo federal, como o cancelamento da viagem da presidenta Dilma Rousseff ao Japão.
Nesta semana, brasileiros residentes em Lisboa fizeram um ato em apoio às manifestações no Brasil. O ato ocorreu oito dias após a visita de Dilma Rousseff a Portugal.
Deixe seu comentário