one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As novas eleições presidenciais devem ser marcadas para 30 dias após o empossamento de Maduro como presidente interino.

Imagem:

Compartilhar:

Maduro passa o dia em Brasília e tem reuniões com Dilma e Lula

Criado em 09/05/13 06h52 e atualizado em 09/05/13 07h46
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Dilma e Maduro
Nicolás Maduro deve se reunir com a presidenta Dilma Rousseff apenas na parte da tarde, no Palácio do Planalto. (Roberto Stuckert Filho/PR)

Brasília – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, passa o dia hoje (9) em Brasília, depois de visitar Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). É a primeira visita dele à região após a eleição em abril, quando obteve o apoio dos líderes latino-americanos. Nas passagens pelos países vizinhos, Maduro defendeu o fim da suspensão do Paraguai do Mercosul, defendeu o fortalecimento do bloco e agradeceu o apoio à sua eleição.

Nicolás Maduro deve se reunir com a presidenta Dilma Rousseff apenas na parte da tarde, no Palácio do Planalto. Não estão previstas assinaturas de atos nem anúncios de parcerias. De manhã, o venezuelano deve conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem (8) encontrou-se com o presidente egípcio, Mouhamed Mursi.

As autoridades brasileiras informaram que a visita de Maduro é para incrementar as iniciativas de integração produtiva, segurança alimentar, políticas públicas, saúde e desenvolvimento social e tecnológico. Os dois países também apoiam iniciativas de cooperação trilateral no Caribe, cujo foco é baseado na agricultura familiar e no desenvolvimento social.

O comércio entre o Brasil e a Venezuela aumentou sete vezes, comparando o período de 2003 a 2012. No ano passado, o comércio bilateral alcançou o recorde histórico de US$ 6,05 bilhões. As exportações brasileiras de manufaturados para a Venezuela cresceram 30% em 2012, alcançando 65% da pauta exportadora.

O processo de adesão da Venezuela ao Mercosul segue o cronograma acertado pelo bloco, com a adoção da nomenclatura comum e com o início da convergência à Tarifa Externa Comum. A visita de Maduro ocorre no momento em que a oposição na Venezuela, liderada por Henrique Capriles, candidato derrotado, levanta dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral. Maduro venceu Capriles por pouco mais de 200 mil votos.

Edição: Graça Adjuto


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário