one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em relatório, a ONG adverte que na primeira quinzena de setembro os ataques mataram 166 civis, incluindo 48 crianças e 20 mulheres

Imagem:

Compartilhar:

Emissário das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria pode abandonar o cargo

Criado em 02/05/13 07h38 e atualizado em 02/05/13 07h57
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Criança Síria
A crise na Síria já dura dois anos. (Freedom House/Creative Commons)

Brasília – O emissário internacional das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, o argelino Lakhdar Brahimi, pode renunciar em decorrência da ausência de acordo na região, cuja crise dura dois anos. Diplomatas estrangeiros tentam negociar com Brahimi para que permaneça na função. A oposição e o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, reclamam da atuação de Brahimi.

Negociadores internacionais, que acompanham o processo na Síria, disseram que a decisão da Liga Árabe de reconhecer a Coligação Nacional Síria como a instância de governo legítima deve pesar sobre a decisão de Brahimi querer abandonar o cargo. Para ele, a Liga Árabe atuou de maneira independente sem consultar as Nações Unidas.

Ex-ministro argelino das Relações Exteriores, Brahimi, de 79 anos, substituiu o ex-secretário-geral das Nações Unidas Koffi Annan, em agosto de 2012. Koffi Annan renunciou ao cargo, depois de várias tentativas para buscar o fim do impasse e dos conflitos na Síria.
                                
O governo da Rússia vetou, em três oportunidades, resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), no Conselho de Segurança, que buscavam aumentar a pressão sobre Assad, enquanto os Estados Unidos, o Reino Unido e a França têm ampliado sua ajuda aos grupos opositores armados.

A crise na Síria é alvo de preocupações da comunidade internacional. Há denúncias de violações de direitos humanos, como assassinatos, torturas, agressões sexuais e prisões indevidas.  

*Com informações da agência pública de notícias de Angola, Angop.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário